O presente artigo visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II no Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Informática do IFPB - Campus Cajazeiras, bem como refletir sobre as contribuições das ações da monitoria para o desenvolvimento educacional dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas - NEE. Utilizou-se, como base teórica pedagógica, Paulo Freire (1970), Marcuschi (2008), Pereira; Souza; Mendes (2019), entre outros. Tomando por base a percepção do acadêmico monitor, a partir da sua experiência vivenciada no âmbito da monitoria, este estudo enquadra-se no método descritivo, uma vez que procura relatar o desenvolvimento do percurso do trabalho junto a um aluno com NEE. Partindo disso, inferimos que o trabalho realizado por meio da monitoria de Língua Portuguesa, a qual desenvolveu-se com o emprego de Metodologias de Aprendizagem Ativa, pode propiciar ao aluno atendido, a construção dos alicerces básicos para a apropriação dos conteúdos curriculares da disciplina, assim como o deixou mais seguro e confiante para desenvolver-se no âmbito das demais disciplinas do curso, razão pela qual sugere-se que o atendimento ao aluno com NEE, por meio de uma monitoria específica, seja adotado por outras instituições que preocupam-se em oferecer um ensino verdadeiramente inclusivo.