Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS INCLUSIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta possibilidades para construção de roteiros inclusivos no ensino de Geografia para estudantes com deficiência visual, com ênfase para discussão do conceito de lugar, paisagem e formas de representação e pensamento espacial. Trata-se de uma pesquisa teórica, alicerçada na perspectiva histórico-cultural. O planejamento de aulas inclusivas para estudantes com deficiência visual, requer uma construção de uma Geografia dos sentidos, sobretudo multissensorial, capaz de considerar as especificidades de todos. Existem diversos recursos que podem contribuir: maquetes, mapas e gráficos táteis, música, entre outros, no entanto, a prática docente e os objetivos da aula devem estar articulados, os recursos por si só não tornam as aulas de Geografia inclusivas. As questões norteadoras do presente trabalho foram: Quais são as possibilidades inclusivas para ministrar conteúdos de Geografia? Quais recursos e estratégias metodológicas podem ser utilizadas com estudantes com deficiência visual para compreensão de formas de representação e desenvolvimento do pensamento espacial? O trabalho está estruturado nas seguintes discussões: 1) A educação inclusiva para pessoas com deficiência visual 2) Ensino de Geografia inclusivo e multissensorial 3) Construção de roteiros inclusivos para pessoas com deficiência visual. A inclusão requer quebra de paradigmas e de concepções mercadológicas e homogeneizadoras, os estudantes com deficiência visual ou com outras deficiências e subjetividades devem estar livres da imersão das metodologias de ensino alicerçadas na memorização dos conteúdos, o ensino de Geografia deve propiciar uma formação crítica que permita ao indivíduo compreender as inter-relações e contradições do espaço geográfico, toda ação educativa deve ser humanizadora e inclusiva por isso exige reflexão-ressignificação-ação. Essas indagações se intensificaram com a realização da dissertação “Contribuições da geografia para além do visível: o significado do conceito de cidade para as pessoas com deficiência visual de Londrina -PR” realizada no ano de 2021 e com a pesquisa de doutorado em andamento.

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