O processo de ensino e aprendizagem vem, ao longo dos anos, sendo construído com base em diferentes abordagens pedagógicas. Nesta pesquisa será dada ênfase à Pedagogia Waldorf com suas metodologias voltadas para a compreensão do aluno de forma integral. Nessa perspectiva da visão ampla do aluno, ressalta-se a contribuição da Fonoaudiologia Educacional, uma vez que o processo de ensino e aprendizagem é compreendido, na atuação fonoaudiológica, como um fenômeno complexo que envolve dimensão histórica, social, cognitiva e institucional. Assim, este estudo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a Pedagogia Waldorf, como também a importância da fonoaudiologia educacional no processo de ensino e aprendizagem nas escolas que adotam essa pedagogia. Para atender aos seus propósitos, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bachega (2009); Bach Júnior (2012), que apresentam e discutem os preceitos da Pedagogia Waldorf e sua importância no desenvolvimento intelectual, cognitivo e espiritual do aluno. Como também em Queiroga, Zorzi e Garcia (2015); Santos e Nascimentos (2021) que abordam as ações da Fonoaudiologia Educacional no contexto escolar. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de caráter bibliográfico e pesquisa de campo. A partir da pesquisa de campo, constatamos que as escolas visitadas não têm conhecimento sobre a atuação educacional do profissional da fonoaudiologia, mesmo recebendo alunos com distúrbios de neurodesenvolvimento.