O trabalho realizado na sala de aula com o gênero poema narrativo é de fundamental importância na formação de sujeitos leitores. A leitura de literatura vai além da codificação e decodificação de palavras, visto que se caracteriza como uma atividade repleta de sentidos e significados e, portanto, um processo complexo. A relação existente entre o(a) leitor(a) e o texto no momento da leitura é pessoal e afeta as sensações mais particulares, ativando o senso de percepção sobre o mundo; na compreensão de um texto o(a) leitor(a) adquire experiências pautadas em um vocabulário próprio e cheio de significações. Para a elaboração do trabalho partiu-se do seguinte questionamento: o poema narrativo contribui na formação de leitores(as) de literatura? Traçou-se como objetivo geral abordar o gênero poema narrativo na perspectiva de trabalhar com a literatura em sala de aula; como objetivos específicos identificar as características do poema narrativo; diferenciar o gênero poema narrativo de outros tipos de textos; ampliar as capacidades de argumentação oral no momento de pós-leitura. O referencial teórico-metodológico baseou-se no entendimento de que a leitura de literatura e a mediação pedagógica são importantes no desenvolvimento de habilidades cognitivas, reflexão crítica e processo argumentativo. A pesquisa partiu da aplicação de uma sessão de leitura com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Parnamirim/RN; usou-se a metodologia da andaimagem com as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Os dados apontaram que o trabalho com o poema narrativo favorece às crianças o contato com o texto, de forma a propiciar conhecimentos relevantes e habilidades leitoras e argumentativas, e que a mediação da leitura de literatura é fator primordial para a discussão e compreensão do texto literário.