O presente trabalho tem como intenção demonstrar a relevância dos jogos eletrônicos como ferramentas facilitadoras para a educação, lazer e socialização no programa Lazer na Vila, que acontece na Fundação Gol de Letra, situada na comunidade da Vila Albertina - Zona Norte de São Paulo. Tem como objetivo relatar o processo educativo assim como os resultados visualizados no cotidiano dos atendidos pelo programa. Também documentando a rotina pedagógica dos educadores e equipes envolvida no projeto, assim como suas estratégias, dificuldades e resultados ao longo do processo. Com isso, foi feito um levantamento bibliográfico dos conceitos das palavras e da própria relação entre jogos eletrônicos e equipamentos de tecnologia utilizados como ferramentas educativas na sociedade, após esse aprofundamento foram feitas adaptações para a realidade do programa, seus atendidos e o território. Este trabalho se justifica pelo fato de ser uma ação libertadora a fim de ultrapassar as barreiras encontradas na dificuldade de inserir jogos eletrônicos e equipamentos de tecnologia na prática educativa, principalmente se tratando de atendimentos para populações em situação de alta vulnerabilidade social, onde muitas vezes encontram-se em posição de desprivilegio com relação ao acesso à equipamentos de tecnologia, sendo eles para fins educativos, de lazer e/ou outros. Por fim, sem a pretensão de esgotar as pesquisas e as ações, após o registro dos resultados os dados foram analisados e concluídos para outras possíveis intervenções práticas e teóricas.