Os estudos sobre os conteúdos de Gênero, Sexualidade e Identidade no Ensino Médio têm sido inviabilizados no ensino de Sociologia, por meio de concepções e preconceitos que exaltam estereótipos sociais demarcados pela cultura brasileira. Além disso, o Currículo da Paraíba (2019), em Sociologia, não insere estes conteúdos em sua proposta, o que dificulta a discussão em sala de aula no Ensino Médio. Este trabalho busca relatar as observações de campo, registradas em diário, a partir das sequências didáticas trabalhadas em um componente eletivo, previsto no novo ensino médio: “Toda forma de amor vale a pena, toda forma de amor valerá”, realizado em uma Escola Cidadã Integral na cidade de Queimadas na Paraíba. A eletiva teve como intuito problematizar sociologicamente as temáticas Gênero, Sexualidade e Identidade, destacando as formas e figurações tratadas na sociedade, utilizando teóricos do campo de investigação dos estudos culturais. As observações evidenciam a necessidade de ampliação das discussões e a perenidade da temática no projeto político pedagógico da escola para a construção de uma nova mentalidade entre os jovens de modo a romper com as “pré-noções” e estigmas, como pressupõe a pedagogia histórico-crítica ao nos fazer compreender a necessidade de uma práxis ativa através da aprendizagem em sala de aula e sua efetividade no processo de socialização dos jovens, particularmente na desconstrução de perfis e modelos conservadores.