Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMO CONCILIAR DEMANDAS PEDAGÓGICAS DE PPP AO CURRÍCULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Cresce a necessidade de analisar o alinhamento dos PPP ao currículo escolar, para isso é necessário aprofundar estudos que compreendam como é a prática docente, integração entre área pedagógica e gestão em uma escola, como é a autonomia do professor para aplicar sua metodologia. A pesquisa tem como foco estudar a conciliação dos projetos políticos pedagógicos, evidenciando que o mesmo é de extrema importância para complementar o currículo. Contudo, se alinhando a uma gestão pedagógica de caráter democrático as demandas escolares serão atendidas com excelência, acontecendo de forma coesa. Foram realizadas observação do gestor e coordenador atuantes no município de Vitória de Santo Antão-PE, nas quais foram coletados dados que apontam a importância dos projetos diversificados no currículo escolar, como é válido ir além da base comum estabelecida pela BNCC, ressaltando a importância de está em consenso com os critérios da LDBEN 1996. Os sujeitos participantes da pesquisa foram informados sobre o objetivo do estudo, assinando um termo de consentimento. Através das análises foi percebido a importância da participação de toda comunidade escolar e a biocenose local, sendo percebido que o alinhamento dos demais com organização e harmonia, acarreta em sucesso no cumprimento do PPP. É válido apontar a importância da liberdade para os docentes aplicarem sua metodologia, assim, com autonomia haverá sucesso nas demandas para inovar em propostas integrativas. É possível identificar que deve ter equilíbrio, harmonia e confiança entre comunidade escolar e local, para que o desenvolvimento pleno do discente e escola atendam às exigências do currículo.

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