Este artigo tem como objetivo analisar a importância das atividades práticas para o ensino de biologia. Enfatizamos o valor da experiência de laboratório para o desenvolvimento dos/as estudantes e sua contribuição significativa para a compreensão de conceitos científicos por meio de atividades práticas de citogenética. Para tanto, relatamos a experiência de uma Sequência Didática realizada em uma escola estadualdereferênciaemEnsinoMédiolocalizadanomunicípiodeEscada(PE),noâmbitodadisciplina de Estágio em Ensino de Biologia 3, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Totalizando 10 horas/aulas, a Sequência Didática teve como público alvo 40, das três séries do Ensino Médio matriculados/as na disciplina optativa de “Práticas Laboratoriais”. Foram trabalhados temas e conceitos básicos de genética, como genes, material genético, DNA, cromossomos e alterações cromossômicas e gênicas, em aulas que mesclaram momentos teóricos e práticos.Nodecorrerdaexperiência,destacaram-seoentusiasmoeoengajamentodos/asestudantesnas atividades elaboradas, reforçando o valor didático dos laboratórios no processo ensino-aprendizagem de biologia. Além disso, cabe mencionar que apesar d os desafios que de maneira geral encontramos nas escolas públicas brasileiras, é possível desenvolvermos atividades práticas, utilizando os recursos disponíveis, para alcançarmos um ensino de ciências e biologia de qualidade, que promova o desenvolvimento de capacidades científicas, como um senso crítico, o raciocínio lógico e uma consciência cidadã do papel da ciência na vida humana.