A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) é um levantamento estatístico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2012, com o objetivo de monitorar a evolução socioeconômica da população brasileira de forma contínua. Nesse sentido, a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma sociedade, e sua evolução é um indicador importante do progresso de uma região. Logo, o objetivo geral desta revisão bibliográfica é apresentar as principais contribuições da PNAD Contínua para o estudo da educação no Estado Tocantins, destacando indicadores como a taxa de analfabetismo, e de escolarização em vários níveis. Desse modo, para analisar essa evolução, foram utilizados dados de diferentes anos para comparar a evolução de indicadores como a taxa de analfabetismo e de escolarização em diferentes faixas etárias. Os resultados apontam avanços significativos na redução do analfabetismo, bem como no aumento da frequência escolar. Porém, ainda há desafios a serem enfrentados. Assim, constata-se ainda que as desigualdades educacionais na região norte do Brasil, apresentam contrastes consideráveis entre os estados da região e faixas etárias, no qual afeta o acesso à educação e o desempenho escolar. Por fim, a utilização dos dados da PNAD Contínua na formulação e avaliação de políticas públicas educacionais no Tocantins se mostra fundamental para o planejamento de ações educacionais. Em termos de metodologia, foi realizada a coleta e análise dos dados da PNAD Contínua, por meio de instrumentos de pesquisa aplicados em amostras representativas da população. Os resultados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais, permitindo uma compreensão mais profunda dos indicadores educacionais no Tocantins e na região norte do Brasil. Dessa forma, a PNAD Contínua se mostra como uma ferramenta importante para a compreensão da realidade educacional brasileira.