A saúde mental nas universidades é um tema emergente que tem impulsionado discussões entre diferentes setores nas Instituições de Educação Superior (IES), confluindo na elaboração de políticas de enfrentamento ao adoecimento e em ações de promoção do bem-estar e da qualidade de vida. Na Universidade Federal de Pernambuco, técnicos em assuntos educacionais, vinculados aos Núcleos de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP), articularam em 2022 o 1° Encontro de Valorização da Vida. Dentre as atividades promovidas no evento, voltado para os estudantes de 14 cursos de graduação, foi realizada a dinâmica do Mural da Gratidão. O objetivo deste estudo, em primeiro plano, é caracterizar o evento. Em segundo plano, quantificar a adesão à dinâmica do Mural da Gratidão e analisar o conteúdo das respostas dos seus participantes. Este trabalho se configura, quanto ao método, como uma pesquisa social, do tipo estudo de caso, que faz uso da técnica de observação participante e adota a análise de conteúdo a partir dos registros do evento como ferramenta metodológica. Como referencial teórico-metodológico, foram considerados os debates sobre assessoria pedagógica universitária e saúde mental nas IES. Entre os resultados encontrados na dinâmica do Mural da Gratidão destacam-se: a) a predominância de respostas dentro do grupo das sociabilidades - família, amigos, companheiros(as) e pessoas em geral (38%); b) a menção à vida e aos sentimentos vividos (20%) e c) a recorrência no que se refere à espiritualidade (10%) e à universidade (8%). Tais achados reforçam a importância das universidades promoverem ações integradas de valorização da saúde mental, que considerem o papel das sociabilidades, da espiritualidade e do sentimento, além do próprio espaço universitário, como fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida. Da mesma forma, apontam para a necessidade de agregar diferentes atores sociais na elaboração e implementação de políticas, projetos e ações dessa natureza.