Este trabalho surge do contexto atual de ensino da Literatura na escola básica, qual seja: a atual proposta de reformulação do Ensino Médio, que tirou a Literatura como componente curricular. Logo, o presente relato está diretamente relacionado à apreensão da possibilidade de baixa oferta de leitura literária no ensino básico, nesse sentido, buscou-se oferecer espaço de leitura e interação, entre professor, acadêmico e alunos- esses de uma turma do primeiro ano do ensino médio de escola pública paraense, por meio de oficina de leitura. O momento de leitura literária foi pautado pela leitura da crônica “Aprenda a chamar a Polícia” (Luis Fernando Veríssimo) com desdobramento em muitos diálogos, entre alunos-texto-equipe docente. Como sustentação teórica, lançou-se mão de leituras, tais como: Dolz e Schneuwly (1997), Bakhtin (2003), BNCC (2017), Beaugrande (1997), Soares (2002) e Cosson (2018). Do exposto, emerge o objetivo do presente trabalho, que é a apresentação de vivência de ensino-aprendizagem de Leitura Literária de modo a contribuir com as pesquisas acadêmicas interessadas com a pedagogia linguística para o letramento de textos artísticos. Por fim, ressalta-se que o percurso metodológico se deu por meio da pesquisa qualitativa, tendo em vista a coleta de informações de diferentes percepções, para que possam ser observados os resultados e posteriormente selecionados estratégias de trabalho com o texto literário.