“SEGUE OS PROFES”: PSICOPOLÍTICA, O MOVIMENTO PROFISSÃO DOCENTE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS NO BRASIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95238 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 781 "inscrito_id" => 8706 "titulo" => "“SEGUE OS PROFES”: PSICOPOLÍTICA, O MOVIMENTO PROFISSÃO DOCENTE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS NO BRASIL" "resumo" => "Realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), esta pesquisa parte do pressuposto da psicopolítica – o poder inteligente do neoliberalismo –, articulado com a concepção de redes, como um conceito importante para a análise e compreensão das novas políticas públicas para a educação no Brasil quanto resultado de um projeto neoliberal global. Dentre os atores interessados na formulação e implementação dessas políticas, destaca-se o trabalho desenvolvido pelo Movimento Profissão Docente (MPD), coalizão de organizações do terceiro setor voltada para as ações junto à formação docente. Assim, de abordagem qualitativa, o estudo utiliza práticas de netnografia e análise bibliográfica na investigação dos materiais produzidos pelo projeto do MPD intitulado “Segue os Profes”, que tem como objetivo tornar atrativa a escolha da profissão por jovens. A análise encaminha que o apelo emocional presente nos materiais do projeto está em consonância com as estratégias do “capitalismo das emoções” - constitutivo da psicopolítica - para as políticas educacionais neoliberais no Brasil, uma vez que, no processo de fabricação das novas docências de caráter gerencialista, mobilizam a emocionalidade – conceito associado a categorias centrais da ideologia neoliberal, como liberdade, protagonismo, concorrência, empreendedorismo e competitividade – para validação e legitimidade de suas ações na configuração de novas políticas públicas para formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8706_TB781_27042023182344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PERES MACÊDO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL PERES" "autor_email" => "raquelmacp@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95238 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 781 "inscrito_id" => 8706 "titulo" => "“SEGUE OS PROFES”: PSICOPOLÍTICA, O MOVIMENTO PROFISSÃO DOCENTE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS NO BRASIL" "resumo" => "Realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), esta pesquisa parte do pressuposto da psicopolítica – o poder inteligente do neoliberalismo –, articulado com a concepção de redes, como um conceito importante para a análise e compreensão das novas políticas públicas para a educação no Brasil quanto resultado de um projeto neoliberal global. Dentre os atores interessados na formulação e implementação dessas políticas, destaca-se o trabalho desenvolvido pelo Movimento Profissão Docente (MPD), coalizão de organizações do terceiro setor voltada para as ações junto à formação docente. Assim, de abordagem qualitativa, o estudo utiliza práticas de netnografia e análise bibliográfica na investigação dos materiais produzidos pelo projeto do MPD intitulado “Segue os Profes”, que tem como objetivo tornar atrativa a escolha da profissão por jovens. A análise encaminha que o apelo emocional presente nos materiais do projeto está em consonância com as estratégias do “capitalismo das emoções” - constitutivo da psicopolítica - para as políticas educacionais neoliberais no Brasil, uma vez que, no processo de fabricação das novas docências de caráter gerencialista, mobilizam a emocionalidade – conceito associado a categorias centrais da ideologia neoliberal, como liberdade, protagonismo, concorrência, empreendedorismo e competitividade – para validação e legitimidade de suas ações na configuração de novas políticas públicas para formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8706_TB781_27042023182344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PERES MACÊDO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL PERES" "autor_email" => "raquelmacp@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }