MACÊDO, Raquel Peres et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95238>. Acesso em: 22/11/2024 10:42
Realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), esta pesquisa parte do pressuposto da psicopolítica – o poder inteligente do neoliberalismo –, articulado com a concepção de redes, como um conceito importante para a análise e compreensão das novas políticas públicas para a educação no Brasil quanto resultado de um projeto neoliberal global. Dentre os atores interessados na formulação e implementação dessas políticas, destaca-se o trabalho desenvolvido pelo Movimento Profissão Docente (MPD), coalizão de organizações do terceiro setor voltada para as ações junto à formação docente. Assim, de abordagem qualitativa, o estudo utiliza práticas de netnografia e análise bibliográfica na investigação dos materiais produzidos pelo projeto do MPD intitulado “Segue os Profes”, que tem como objetivo tornar atrativa a escolha da profissão por jovens. A análise encaminha que o apelo emocional presente nos materiais do projeto está em consonância com as estratégias do “capitalismo das emoções” - constitutivo da psicopolítica - para as políticas educacionais neoliberais no Brasil, uma vez que, no processo de fabricação das novas docências de caráter gerencialista, mobilizam a emocionalidade – conceito associado a categorias centrais da ideologia neoliberal, como liberdade, protagonismo, concorrência, empreendedorismo e competitividade – para validação e legitimidade de suas ações na configuração de novas políticas públicas para formação de professores.