A tematização racial desenvolvida nesta pesquisa está direcionada para a questão de como a política do branqueamento é intrinsecamente conectada ao processo de identidade do “afrodescendente” no contexto da cidade de Boa Vista/Roraima. A escolha da terminologia afrodescendente está interligada a proposta da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino, como também a partir da terminologia da palavra afrodescendente suscita na perspectiva ideológica o fortalecimento de identidade. Esta pesquisa destaca o processo de identidade afrodescendente, no bojo do processo educacional formal, partindo da seguinte pergunta, como se processa a construção da identidade do afrodescendente numa perspectiva de pertencimento multicultural no contexto educacional de Roraima? E para responder a essa questão, necessitou analisar os mecanismos existentes referente à política do branqueamento e suas interferências nos processos de identidade dos afrodescendentes numa perspectiva de pertencimento multicultural em Boa Vista-Roraima. Em que o referido estudo tem como aportes teóricos Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, Stuart Hall, José Ivo Follmann, Néstor García Canclini e Zygmunt Bauman. A construção dessa pesquisa teve como prioridade a representatividade dos participantes, como também proporcionar a relação entre o contexto do ambiente educacional e o processo de identidade do afrodescendente no meio social e cultural na cidade de Boa Vista/RR e segundo Minayo (2010), é no campo que a pesquisa é entendida como fenômeno social e histórico; é no dinamismo da vida individual e coletiva que ocorrem as relações interpessoais e a comunicação, promovendo a transcendência de significados simbólicos. Foi utilizado três instrumentos na coleta de dados, a observação, a conversa informal e as entrevistas. Essas três fontes de pesquisa irão se combinar com as abordagens teóricas, para podermos obter um resultado que retrate a realidade mais fidedigna ou a melhor compreensão do objeto da pesquisa por meio da representação ressalta as interações das pessoas por meio da linguagem cultural e das manifestações simbólicas dos participantes nas instituições envolvidas na pesquisa, foi constatado nesse sentido que o ambiente educacional escolar, revelou os conceitos construídos socialmente referente a identidade e as diferenças afrodescendentes no contexto temporal em Boa Vista/Roraima e prevalece a hegemonia branca, permeada fortemente da política do branqueamento, onde se propaga de forma ideológica o mito da democracia racial, pois não existe uma implementação política que possa repercutir no combate à discriminação racial e proporcione no espaço público reflexões e análises da valorização da população afrodescendente.