CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO AFRODESCENDENTE NUMA PERSPECTIVA DE PERTENCIMENTO MULTICULTURAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE RORAIMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95147 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 5164 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO AFRODESCENDENTE NUMA PERSPECTIVA DE PERTENCIMENTO MULTICULTURAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE RORAIMA" "resumo" => "A tematização racial desenvolvida nesta pesquisa está direcionada para a questão de como a política do branqueamento é intrinsecamente conectada ao processo de identidade do “afrodescendente” no contexto da cidade de Boa Vista/Roraima. A escolha da terminologia afrodescendente está interligada a proposta da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino, como também a partir da terminologia da palavra afrodescendente suscita na perspectiva ideológica o fortalecimento de identidade. Esta pesquisa destaca o processo de identidade afrodescendente, no bojo do processo educacional formal, partindo da seguinte pergunta, como se processa a construção da identidade do afrodescendente numa perspectiva de pertencimento multicultural no contexto educacional de Roraima? E para responder a essa questão, necessitou analisar os mecanismos existentes referente à política do branqueamento e suas interferências nos processos de identidade dos afrodescendentes numa perspectiva de pertencimento multicultural em Boa Vista-Roraima. Em que o referido estudo tem como aportes teóricos Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, Stuart Hall, José Ivo Follmann, Néstor García Canclini e Zygmunt Bauman. A construção dessa pesquisa teve como prioridade a representatividade dos participantes, como também proporcionar a relação entre o contexto do ambiente educacional e o processo de identidade do afrodescendente no meio social e cultural na cidade de Boa Vista/RR e segundo Minayo (2010), é no campo que a pesquisa é entendida como fenômeno social e histórico; é no dinamismo da vida individual e coletiva que ocorrem as relações interpessoais e a comunicação, promovendo a transcendência de significados simbólicos. Foi utilizado três instrumentos na coleta de dados, a observação, a conversa informal e as entrevistas. Essas três fontes de pesquisa irão se combinar com as abordagens teóricas, para podermos obter um resultado que retrate a realidade mais fidedigna ou a melhor compreensão do objeto da pesquisa por meio da representação ressalta as interações das pessoas por meio da linguagem cultural e das manifestações simbólicas dos participantes nas instituições envolvidas na pesquisa, foi constatado nesse sentido que o ambiente educacional escolar, revelou os conceitos construídos socialmente referente a identidade e as diferenças afrodescendentes no contexto temporal em Boa Vista/Roraima e prevalece a hegemonia branca, permeada fortemente da política do branqueamento, onde se propaga de forma ideológica o mito da democracia racial, pois não existe uma implementação política que possa repercutir no combate à discriminação racial e proporcione no espaço público reflexões e análises da valorização da população afrodescendente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5164_TB667_05102023152025.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "aparecida.fernandes@ifce." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95147 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 5164 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO AFRODESCENDENTE NUMA PERSPECTIVA DE PERTENCIMENTO MULTICULTURAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE RORAIMA" "resumo" => "A tematização racial desenvolvida nesta pesquisa está direcionada para a questão de como a política do branqueamento é intrinsecamente conectada ao processo de identidade do “afrodescendente” no contexto da cidade de Boa Vista/Roraima. A escolha da terminologia afrodescendente está interligada a proposta da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino, como também a partir da terminologia da palavra afrodescendente suscita na perspectiva ideológica o fortalecimento de identidade. Esta pesquisa destaca o processo de identidade afrodescendente, no bojo do processo educacional formal, partindo da seguinte pergunta, como se processa a construção da identidade do afrodescendente numa perspectiva de pertencimento multicultural no contexto educacional de Roraima? E para responder a essa questão, necessitou analisar os mecanismos existentes referente à política do branqueamento e suas interferências nos processos de identidade dos afrodescendentes numa perspectiva de pertencimento multicultural em Boa Vista-Roraima. Em que o referido estudo tem como aportes teóricos Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, Stuart Hall, José Ivo Follmann, Néstor García Canclini e Zygmunt Bauman. A construção dessa pesquisa teve como prioridade a representatividade dos participantes, como também proporcionar a relação entre o contexto do ambiente educacional e o processo de identidade do afrodescendente no meio social e cultural na cidade de Boa Vista/RR e segundo Minayo (2010), é no campo que a pesquisa é entendida como fenômeno social e histórico; é no dinamismo da vida individual e coletiva que ocorrem as relações interpessoais e a comunicação, promovendo a transcendência de significados simbólicos. Foi utilizado três instrumentos na coleta de dados, a observação, a conversa informal e as entrevistas. Essas três fontes de pesquisa irão se combinar com as abordagens teóricas, para podermos obter um resultado que retrate a realidade mais fidedigna ou a melhor compreensão do objeto da pesquisa por meio da representação ressalta as interações das pessoas por meio da linguagem cultural e das manifestações simbólicas dos participantes nas instituições envolvidas na pesquisa, foi constatado nesse sentido que o ambiente educacional escolar, revelou os conceitos construídos socialmente referente a identidade e as diferenças afrodescendentes no contexto temporal em Boa Vista/Roraima e prevalece a hegemonia branca, permeada fortemente da política do branqueamento, onde se propaga de forma ideológica o mito da democracia racial, pois não existe uma implementação política que possa repercutir no combate à discriminação racial e proporcione no espaço público reflexões e análises da valorização da população afrodescendente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5164_TB667_05102023152025.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "aparecida.fernandes@ifce." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }