Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ESTRATÉGICA COMO DESAFIO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho reflete sobre pensar em políticas de intervenção estratégica como proposta de ação desafiadora para o desenvolvimento e aprendizagem nas escolas com baixo desenvolvimento do município do Rio de Janeiro. Visto como, uma política educacional auxiliadora e interventora do processo de desempenho e sucesso escolar. Trata-se de compartilhar saberes e práticas educativas efetivas e eficazes para articular conhecimentos diante das diversas realidades presentes no contexto da prática escolar. Tarefa esta, complexa, se percebermos que articular valores que garantam a formação do sujeito juntamente com eficácia e produtividade é um dos grandes desafios da atualidade. Dessa maneira o tema que move este estudo se dá no refletir sobre as práticas significativas de intervenção apresentada em primeiro lugar como uma forma de se pensar educação, como uma construção coletiva, em uma lógica formadora e integral, para posteriormente a isto, vislumbrá-la como uma forma de ensino significativa e efetiva nas redes de ensino. Com isso nosso olhar se debruçou não somente sobre as práticas pedagógicas, currículo e avaliação, como também sobre o papel de todos os atores do universo escolar. Para tanto, a metodologia do presente estudo está ancorada tanto pela análise crítica de referências teóricos sobre o assunto, como das ações e atuações da secretaria municipal de educação SME nas escolas com suas ações estratégicas interventivas. É importante destacar que as reflexões expressas neste estudo estão longe de poderem ser consideradas esgotadas, visto que este trabalho, em corpus inicial, tenha suscitado mais reflexões do que sínteses. O que talvez seja seu maior mérito, o de trazer a tona toda complexidade que permeia um dos desafios da educação de romper com os ditames de uma educação seletiva e elitista, afinal é inviável, ao menos para uma intervenção de ruptura com o passado, continuarmos alienados e mesmo assim reivindicando coisas novas.

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