Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO AVALIATIVO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100982
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8616
    "inscrito_id" => 24066
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO AVALIATIVO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de química na educação básica propicia aos estudantes o contato com conceitos científicos, assim como uma possibilidade para refletir acerca da importância dessa ciência no desenvolvimento da sociedade. Um dos conteúdos de química trabalhados nesse nível de educação é o equilíbrio químico, tema que oferece um grande desafio para os educadores na construção do conhecimento e na realização de sua avaliação, uma vez que muitos conceitos envolvidos exigem a aplicação do raciocínio lógico, bem como o conhecimento de conteúdos anteriores, que muitas vezes não foram apreendidos com o devido aprofundamento. Uma forma de romper com as tradicionais formas avaliativas e facilitar o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo consiste no uso do jogo didático, que promove a colaboração em sala e propicia diferentes maneiras de avaliação do conhecimento e da prática da docência. Neste sentido, o presente trabalho buscou avaliar a compreensão de 43 alunos do terceiro ano do ensino médio em um estabelecimento de ensino privado da Cidade de Curitiba acerca dos conceitos trabalhados sobre o deslocamento de equilíbrio químico. Para isso, os alunos em duplas utilizaram um tabuleiro de jogo tipo ludo. Os alunos em grupos de 4 se dividiram em duplas adversárias, fazendo perguntas sobre o conteúdo de deslocamento de equilíbrio. Os resultados da aplicação do jogo didático foram observados já durante a sua aplicação, com o estabelecimento de um grande debate entre as equipes, e em um momento posterior à atividade, alguns alunos colocaram como positiva a aplicação do jogo didático em detrimento aos tradicionais testes de perguntas avaliativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24066_TB8616_10122023193624.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA LIBANIO FRANCISCO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilalibaniofds@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100982
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8616
    "inscrito_id" => 24066
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO AVALIATIVO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de química na educação básica propicia aos estudantes o contato com conceitos científicos, assim como uma possibilidade para refletir acerca da importância dessa ciência no desenvolvimento da sociedade. Um dos conteúdos de química trabalhados nesse nível de educação é o equilíbrio químico, tema que oferece um grande desafio para os educadores na construção do conhecimento e na realização de sua avaliação, uma vez que muitos conceitos envolvidos exigem a aplicação do raciocínio lógico, bem como o conhecimento de conteúdos anteriores, que muitas vezes não foram apreendidos com o devido aprofundamento. Uma forma de romper com as tradicionais formas avaliativas e facilitar o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo consiste no uso do jogo didático, que promove a colaboração em sala e propicia diferentes maneiras de avaliação do conhecimento e da prática da docência. Neste sentido, o presente trabalho buscou avaliar a compreensão de 43 alunos do terceiro ano do ensino médio em um estabelecimento de ensino privado da Cidade de Curitiba acerca dos conceitos trabalhados sobre o deslocamento de equilíbrio químico. Para isso, os alunos em duplas utilizaram um tabuleiro de jogo tipo ludo. Os alunos em grupos de 4 se dividiram em duplas adversárias, fazendo perguntas sobre o conteúdo de deslocamento de equilíbrio. Os resultados da aplicação do jogo didático foram observados já durante a sua aplicação, com o estabelecimento de um grande debate entre as equipes, e em um momento posterior à atividade, alguns alunos colocaram como positiva a aplicação do jogo didático em detrimento aos tradicionais testes de perguntas avaliativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24066_TB8616_10122023193624.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA LIBANIO FRANCISCO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilalibaniofds@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de química na educação básica propicia aos estudantes o contato com conceitos científicos, assim como uma possibilidade para refletir acerca da importância dessa ciência no desenvolvimento da sociedade. Um dos conteúdos de química trabalhados nesse nível de educação é o equilíbrio químico, tema que oferece um grande desafio para os educadores na construção do conhecimento e na realização de sua avaliação, uma vez que muitos conceitos envolvidos exigem a aplicação do raciocínio lógico, bem como o conhecimento de conteúdos anteriores, que muitas vezes não foram apreendidos com o devido aprofundamento. Uma forma de romper com as tradicionais formas avaliativas e facilitar o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo consiste no uso do jogo didático, que promove a colaboração em sala e propicia diferentes maneiras de avaliação do conhecimento e da prática da docência. Neste sentido, o presente trabalho buscou avaliar a compreensão de 43 alunos do terceiro ano do ensino médio em um estabelecimento de ensino privado da Cidade de Curitiba acerca dos conceitos trabalhados sobre o deslocamento de equilíbrio químico. Para isso, os alunos em duplas utilizaram um tabuleiro de jogo tipo ludo. Os alunos em grupos de 4 se dividiram em duplas adversárias, fazendo perguntas sobre o conteúdo de deslocamento de equilíbrio. Os resultados da aplicação do jogo didático foram observados já durante a sua aplicação, com o estabelecimento de um grande debate entre as equipes, e em um momento posterior à atividade, alguns alunos colocaram como positiva a aplicação do jogo didático em detrimento aos tradicionais testes de perguntas avaliativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.