SABERES PARA ENSINAR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: APONTAMENTOS DE UMA PALESTRA DE UBIRATAN D’AMBROSIO, UNESP – 1988
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95104 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 2195 "titulo" => "SABERES PARA ENSINAR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: APONTAMENTOS DE UMA PALESTRA DE UBIRATAN D’AMBROSIO, UNESP – 1988" "resumo" => "O presente artigo encontra-se inserido no campo de investigação da História da Educação Matemática, e pode ser considerado histórico, na medida em que seu conteúdo foi descoberto através do inventário e da organização do Acervo Pessoal Ubiratan D’ Ambrosio (APUA). O documento a ser analisado é composto por quatro folhas no formato A4, fruto da palestra realizada por Ubiratan D’Ambrosio em Rio Claro/SP em 23 de junho de 1988, na Universidade Estadual Paulista (UNESP). A pesquisa está alicerçada em aportes teóricos provenientes da História Cultural e da Historiografia, com o propósito de se ter a mobilização de conceitos como 'saberes a ensinar e saberes para ensinar'. Diante desse cenário, tem-se que a pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Em linhas de síntese, infere-se, a partir da análise do referido documento, a existência de três elementos basilares para que ocorra a problematização sobre resolução de problemas no Ensino de Matemática, sendo eles os seguintes: o ensino sobre resolução de problemas; o ensino para resolução de problemas; e o ensino via resolução de problemas. A partir não apenas dessas três características, mas também dos saberes para ensinar resolução de problemas, são identificados aspectos que cada um desses três elementos possui, bem como seus objetivos próprios e seu lugar no currículo de matemática nas escolas, assim consideradas instituições de ensino e formação. Por fim, identificou-se ênfase no elemento ‘ensino via resolução de problemas’, tendo em vista que é abordado como uma metodologia de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2195_TB612_24042023135124.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN MACHADO DOMINGUES" "autor_nome_curto" => "JONATHAN" "autor_email" => "jonathandomingues18@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95104 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 2195 "titulo" => "SABERES PARA ENSINAR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: APONTAMENTOS DE UMA PALESTRA DE UBIRATAN D’AMBROSIO, UNESP – 1988" "resumo" => "O presente artigo encontra-se inserido no campo de investigação da História da Educação Matemática, e pode ser considerado histórico, na medida em que seu conteúdo foi descoberto através do inventário e da organização do Acervo Pessoal Ubiratan D’ Ambrosio (APUA). O documento a ser analisado é composto por quatro folhas no formato A4, fruto da palestra realizada por Ubiratan D’Ambrosio em Rio Claro/SP em 23 de junho de 1988, na Universidade Estadual Paulista (UNESP). A pesquisa está alicerçada em aportes teóricos provenientes da História Cultural e da Historiografia, com o propósito de se ter a mobilização de conceitos como 'saberes a ensinar e saberes para ensinar'. Diante desse cenário, tem-se que a pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Em linhas de síntese, infere-se, a partir da análise do referido documento, a existência de três elementos basilares para que ocorra a problematização sobre resolução de problemas no Ensino de Matemática, sendo eles os seguintes: o ensino sobre resolução de problemas; o ensino para resolução de problemas; e o ensino via resolução de problemas. A partir não apenas dessas três características, mas também dos saberes para ensinar resolução de problemas, são identificados aspectos que cada um desses três elementos possui, bem como seus objetivos próprios e seu lugar no currículo de matemática nas escolas, assim consideradas instituições de ensino e formação. Por fim, identificou-se ênfase no elemento ‘ensino via resolução de problemas’, tendo em vista que é abordado como uma metodologia de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2195_TB612_24042023135124.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN MACHADO DOMINGUES" "autor_nome_curto" => "JONATHAN" "autor_email" => "jonathandomingues18@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }