O presente artigo encontra-se inserido no campo de investigação da História da Educação Matemática, e pode ser considerado histórico, na medida em que seu conteúdo foi descoberto através do inventário e da organização do Acervo Pessoal Ubiratan D’ Ambrosio (APUA). O documento a ser analisado é composto por quatro folhas no formato A4, fruto da palestra realizada por Ubiratan D’Ambrosio em Rio Claro/SP em 23 de junho de 1988, na Universidade Estadual Paulista (UNESP). A pesquisa está alicerçada em aportes teóricos provenientes da História Cultural e da Historiografia, com o propósito de se ter a mobilização de conceitos como 'saberes a ensinar e saberes para ensinar'. Diante desse cenário, tem-se que a pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Em linhas de síntese, infere-se, a partir da análise do referido documento, a existência de três elementos basilares para que ocorra a problematização sobre resolução de problemas no Ensino de Matemática, sendo eles os seguintes: o ensino sobre resolução de problemas; o ensino para resolução de problemas; e o ensino via resolução de problemas. A partir não apenas dessas três características, mas também dos saberes para ensinar resolução de problemas, são identificados aspectos que cada um desses três elementos possui, bem como seus objetivos próprios e seu lugar no currículo de matemática nas escolas, assim consideradas instituições de ensino e formação. Por fim, identificou-se ênfase no elemento ‘ensino via resolução de problemas’, tendo em vista que é abordado como uma metodologia de ensino.