AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO DE UMA ESCOLA ASSOCIATIVA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94942 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 7454 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO DE UMA ESCOLA ASSOCIATIVA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os mecanismos que a avaliação formativa fornece para promover uma aprendizagem eficaz em uma escola particular, localizada em Niterói – Região Metropolitana do Rio de Janeiro, visando compreender como é abordada a avaliação formativa no cotidiano da instituição. A escola pesquisada é uma escola associativa que tem a composição de associação e relata em seus documentos oficiais ter uma prática de educação participativa, democrática, ética, fraterna, transformadora - em que todos os participantes são sujeitos e autores do trabalho. Para pautar os estudos foi utilizada uma pesquisa bibliográfica através de autores como HOFFMANN (2014); LUCKESI (2002); PERRENOUD (1999); SANT'ANNA (2014). Para discutir questões pedagógicas, educacionais e do processo ensino-aprendizagem que colaboram com a construção do trabalho, buscou-se as produções de MENEZES & SANTIAGO (2003) e GADOTTI (2009). Outros autores e autoras também foram pesquisados de acordo com a relevância para a temática abordada. Foram também realizadas entrevistas com professores e coordenadores, com o intuito de perceber as diversas visões sobre esta temática. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados foram aproveitados sob a forma de análise dos conteúdos, privilegiando, portanto, a fala dos sujeitos. Concluiu-se, entre outras coisas, que, apesar de problemas identificados no modelo avaliativo da escola, é possível vislumbrar um caminho a ser trilhado no sentido de promover uma educação verdadeiramente democrática, contribuindo com as discussões sobre avaliação nos diversos âmbitos da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7454_TB405_01102023204111.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MARQUES FALCÃO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nmarques.falcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94942 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 7454 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO DE UMA ESCOLA ASSOCIATIVA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os mecanismos que a avaliação formativa fornece para promover uma aprendizagem eficaz em uma escola particular, localizada em Niterói – Região Metropolitana do Rio de Janeiro, visando compreender como é abordada a avaliação formativa no cotidiano da instituição. A escola pesquisada é uma escola associativa que tem a composição de associação e relata em seus documentos oficiais ter uma prática de educação participativa, democrática, ética, fraterna, transformadora - em que todos os participantes são sujeitos e autores do trabalho. Para pautar os estudos foi utilizada uma pesquisa bibliográfica através de autores como HOFFMANN (2014); LUCKESI (2002); PERRENOUD (1999); SANT'ANNA (2014). Para discutir questões pedagógicas, educacionais e do processo ensino-aprendizagem que colaboram com a construção do trabalho, buscou-se as produções de MENEZES & SANTIAGO (2003) e GADOTTI (2009). Outros autores e autoras também foram pesquisados de acordo com a relevância para a temática abordada. Foram também realizadas entrevistas com professores e coordenadores, com o intuito de perceber as diversas visões sobre esta temática. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados foram aproveitados sob a forma de análise dos conteúdos, privilegiando, portanto, a fala dos sujeitos. Concluiu-se, entre outras coisas, que, apesar de problemas identificados no modelo avaliativo da escola, é possível vislumbrar um caminho a ser trilhado no sentido de promover uma educação verdadeiramente democrática, contribuindo com as discussões sobre avaliação nos diversos âmbitos da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7454_TB405_01102023204111.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MARQUES FALCÃO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nmarques.falcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }