Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES E COMPETÊNCIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94893
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 6060
    "titulo" => "SABERES E COMPETÊNCIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA."
    "resumo" => "As pesquisas sobre a formação de professores em geral e de professores de matemática destacam os saberes docentes/profissionais como uma temática fundamental. E falar sobre este tema remete a uma ideia de conversa com o professor de tal forma que é possível conhecer sua formação inicial, suas práticas, vivências, experiências e a própria ampliação desses saberes. Este texto, proveniente de uma pesquisa em iniciação científica intitulada “O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO: a construção de saberes na formação inicial.” intenciona estimular uma reflexão a respeito dos saberes matemáticos e docentes dos educadores de matemática, além de também analisar como esses conhecimentos são construídos durante o processo de formação inicial no IFMA, bem como as desconstruções e reconstruções dos saberes já consolidados na prática em sala de aula. Dessa forma, o estudo se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa, incluindo uma apurada revisão bibliográfica, que explorou diferentes perspectivas sobre os saberes necessários para que um professor exerça sua função de maneira eficaz; uma pesquisa documental referente ao curso e entrevistas semiestruturadas com os ex-alunos. Aliando esses métodos, foi analisado o processo de formação inicial dos professores de matemática e as experiências/competências, oriundas da trajetória enquanto discente do Curso, que moldam as práticas educacionais do agora professor que ensina matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6060_TB337_02102023173425.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIELLE ANDRADE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Tati"
    "autor_email" => "tatiellea@acad.ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94893
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 6060
    "titulo" => "SABERES E COMPETÊNCIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA."
    "resumo" => "As pesquisas sobre a formação de professores em geral e de professores de matemática destacam os saberes docentes/profissionais como uma temática fundamental. E falar sobre este tema remete a uma ideia de conversa com o professor de tal forma que é possível conhecer sua formação inicial, suas práticas, vivências, experiências e a própria ampliação desses saberes. Este texto, proveniente de uma pesquisa em iniciação científica intitulada “O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO: a construção de saberes na formação inicial.” intenciona estimular uma reflexão a respeito dos saberes matemáticos e docentes dos educadores de matemática, além de também analisar como esses conhecimentos são construídos durante o processo de formação inicial no IFMA, bem como as desconstruções e reconstruções dos saberes já consolidados na prática em sala de aula. Dessa forma, o estudo se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa, incluindo uma apurada revisão bibliográfica, que explorou diferentes perspectivas sobre os saberes necessários para que um professor exerça sua função de maneira eficaz; uma pesquisa documental referente ao curso e entrevistas semiestruturadas com os ex-alunos. Aliando esses métodos, foi analisado o processo de formação inicial dos professores de matemática e as experiências/competências, oriundas da trajetória enquanto discente do Curso, que moldam as práticas educacionais do agora professor que ensina matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6060_TB337_02102023173425.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIELLE ANDRADE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Tati"
    "autor_email" => "tatiellea@acad.ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As pesquisas sobre a formação de professores em geral e de professores de matemática destacam os saberes docentes/profissionais como uma temática fundamental. E falar sobre este tema remete a uma ideia de conversa com o professor de tal forma que é possível conhecer sua formação inicial, suas práticas, vivências, experiências e a própria ampliação desses saberes. Este texto, proveniente de uma pesquisa em iniciação científica intitulada “O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO: a construção de saberes na formação inicial.” intenciona estimular uma reflexão a respeito dos saberes matemáticos e docentes dos educadores de matemática, além de também analisar como esses conhecimentos são construídos durante o processo de formação inicial no IFMA, bem como as desconstruções e reconstruções dos saberes já consolidados na prática em sala de aula. Dessa forma, o estudo se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa, incluindo uma apurada revisão bibliográfica, que explorou diferentes perspectivas sobre os saberes necessários para que um professor exerça sua função de maneira eficaz; uma pesquisa documental referente ao curso e entrevistas semiestruturadas com os ex-alunos. Aliando esses métodos, foi analisado o processo de formação inicial dos professores de matemática e as experiências/competências, oriundas da trajetória enquanto discente do Curso, que moldam as práticas educacionais do agora professor que ensina matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.