Com o objetivo de apresentar reflexões acerca da pós-graduação stricto sensu em educação, mestrado e doutorado no Brasil, desenvolvendo uma análise com relação a equidade na manutenção, fomento e qualidade dos programas em especial cotejando a regionalização da distribuição desses elementos, este artigo, enquanto pesquisa bibliográfica conta com o aporte teórico metodológico de autore(a)s que discutem a temática: Gatti (2001, 2005), Oliveira e Souza (2021), Ramalho e Madeira (2005), além de documentos legais como o Parecer n. 977/54 (1965), dentre outros. A partir das reflexões e discussões destaca-se a importância do investimento na ciência e em pesquisas para o desenvolvimento da educação no país, porém, são muitos os desafios enfrentados pelos programas de pós-graduação stricto sensu em educação para a formação de pesquisadore(a)s qualificado(a)s, que orbitam desde a localização geográfica em que se encontram, a oferta de vagas e bolsas aos pós-graduando(a)s, fomento orçamentário para o investimento em pesquisas, participação em projetos, internacionalização, dentre outros. Há a necessidade de ações equânimes, relacionadas à realidade dos programas, através de seu conhecimento in loco e também de pesquisas e projetos que apontem formas, meios e ações concretas de superação dos problemas e relações de poder envolvidas, que ainda persistem ao longo das décadas desde sua implementação no Brasil.