Analisando o cenário nacional, principalmente pós-pandemia, as ferramentas da Cultura digital tem se mostrado uma forte aliada para o processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma alternativa eficiente para os docentes que buscam aprimoramento de sua didática e prática pedagógica. Com alunos cada vez mais conectados, percebe-se um grande uso desse novo modelo de ensino dentro das instituições escolares que vem sendo implantado para acompanhar e desenvolver os estudantes em seu processo de formação. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo de inserção de novas tecnologias digitais como métodos didáticos através do ensino de História a partir da prática do PIBID nas vivências experimentadas pelos licenciandos em História da Universidade de Pernambuco, nas escolas da cidade de Nazaré da Mata, a Escola de Aplicação Professor Chaves e a EREM Don Vieira. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que analisam e constroem uma narrativa do ensino de História dentro da perspectiva digital e a sua contribuição para um aprendizado eficiente. O trabalho se caracteriza como qualitativo exploratório, que busca compreender desde o planejamento das aulas até a prática das mesmas, levando em consideração a realidade encontrada em cada unidade escolar. Como resultados, espera-se ouvir dos alunos suas experiências diante de novas abordagens em sala de aula e desenvolver nos docentes em formação, neste caso os pibidianos, a capacidade de expandir seu campo de atuação para além dos recursos tradicionais, como livros didáticos. É necessário, portanto, que novas ferramentas digitais sejam fortalecidas e, sobretudo, viabilizadas para serem utilizadas como aliadas em sala de aula, pois elas contribuem no desenvolvimento de novas formas de ensino, e afloram o interesse dos alunos que vivem ligados nas redes sociais, uma vez que, a sociedade como um todo já está vivenciando uma era digital.