Os vídeos possuem um grande potencial didático por ser uma das tecnologias mais presentes, por ter um forte apelo visual e por ser um importante instrumento de socialização . Os benefícios gerados pelo envolvimento das tecnologias digitais nos métodos educacionais têm sido mais recentes e atuais tanto para melhorar o ensino quanto para melhorar o aprendizado. Assim, o objetivo deste trabalho é abordar o uso da produção de vídeos na disciplina de Cálculo para discentes dos cursos de Engenharias de uma universidade pública. A pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso, na qual se verificou uma consistência significativa e colaborativa das atividades pedagógicas propostas na realidade dos alunos e também, constatou-se que a produção de vídeos feitos pelos alunos exercitou a motivação e o interesse em aprender conceitos matemáticos, despertou aplicações cotidianas das ciências exatas, criou espaços pedagógicos interessantes, amenizou dificuldades apresentadas pelos alunos em alguns conceitos relacionados à disciplina e proporcionou uma melhoria produtiva, ativa, colaborativa, protagonismo e envolvimento dos estudantes, autonomia, motivação e, sobretudo, a construção do conhecimento.