Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SILENCIAMENTO DA MULHER NA LITERATURA AMAZONENSE E O PROTAGONISMO DE VIOLETA BRANCA E VERA DO VAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95697
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1383
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "O SILENCIAMENTO DA MULHER NA LITERATURA AMAZONENSE E O PROTAGONISMO DE VIOLETA BRANCA E VERA DO VAL"
    "resumo" => "O papel da mulher na literatura amazonense teve ênfase no projeto em evidência, buscando os registros e/ou discutindo a ausência deles na história da literatura do Estado do Amazonas. Sendo assim, o objetivo foi investigar os silenciamentos e os desafios da mulher na literatura amazonense e o protagonismo das autoras Violeta Branca e Vera do Val. A metodologia possuiu cunho qualitativo por ter embasamento bibliográfico com ênfase nos registros históricos, realizou-se então, uma pesquisa a fim de averiguar as causas que dificultaram o reconhecimento das escritoras amazonenses e em seguida houve uma discussão com os alunos envolvidos sobre os problemas encontrados. Na sequência, teve a leitura e análise dos seguintes livros “O imaginário da floresta – Lendas e histórias da Amazônia” de Vera do Val e “Ritmos de inquieta alegria” de Violeta Branca. Por meio das leituras que fundamentaram o estudo, constatou-se que a história da escrita e leitura no Brasil privilegiou os homens, eles foram os primeiros a serem alfabetizados, as mulheres só conquistaram esse direito mais tarde, e quando começaram escrever textos literários não tinham credibilidade, foram silenciadas durante muito tempo. Existia a precariedade da escrita e as editoras e instituições decidiam quem poderia publicar. Na literatura do amazonense houve também o silenciamento das escritoras, cenário onde poucas mulheres aparecem e tem destaque. Por esse motivo Vera do Val e de Violeta Branca, foram estudadas no espaço escolar dando voz as autoras e a literatura amazonense. Os alunos leram e recontaram as histórias da obra o imaginário da floresta e dramatizaram os poemas de Violeta Branca, os quais foram analisados, sendo evidenciados os vestígios do silenciamento feminino na época. Portanto, a pesquisa contribuiu para reflexão sobre a discriminação feminina e possibilitou que a temática equidade de gênero na literatura fosse discutida na prática escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID104_TB1383_07092023162742.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINEIDE DOS ANJOS TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINEIDE"
    "autor_email" => "francedos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95697
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1383
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "O SILENCIAMENTO DA MULHER NA LITERATURA AMAZONENSE E O PROTAGONISMO DE VIOLETA BRANCA E VERA DO VAL"
    "resumo" => "O papel da mulher na literatura amazonense teve ênfase no projeto em evidência, buscando os registros e/ou discutindo a ausência deles na história da literatura do Estado do Amazonas. Sendo assim, o objetivo foi investigar os silenciamentos e os desafios da mulher na literatura amazonense e o protagonismo das autoras Violeta Branca e Vera do Val. A metodologia possuiu cunho qualitativo por ter embasamento bibliográfico com ênfase nos registros históricos, realizou-se então, uma pesquisa a fim de averiguar as causas que dificultaram o reconhecimento das escritoras amazonenses e em seguida houve uma discussão com os alunos envolvidos sobre os problemas encontrados. Na sequência, teve a leitura e análise dos seguintes livros “O imaginário da floresta – Lendas e histórias da Amazônia” de Vera do Val e “Ritmos de inquieta alegria” de Violeta Branca. Por meio das leituras que fundamentaram o estudo, constatou-se que a história da escrita e leitura no Brasil privilegiou os homens, eles foram os primeiros a serem alfabetizados, as mulheres só conquistaram esse direito mais tarde, e quando começaram escrever textos literários não tinham credibilidade, foram silenciadas durante muito tempo. Existia a precariedade da escrita e as editoras e instituições decidiam quem poderia publicar. Na literatura do amazonense houve também o silenciamento das escritoras, cenário onde poucas mulheres aparecem e tem destaque. Por esse motivo Vera do Val e de Violeta Branca, foram estudadas no espaço escolar dando voz as autoras e a literatura amazonense. Os alunos leram e recontaram as histórias da obra o imaginário da floresta e dramatizaram os poemas de Violeta Branca, os quais foram analisados, sendo evidenciados os vestígios do silenciamento feminino na época. Portanto, a pesquisa contribuiu para reflexão sobre a discriminação feminina e possibilitou que a temática equidade de gênero na literatura fosse discutida na prática escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID104_TB1383_07092023162742.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINEIDE DOS ANJOS TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINEIDE"
    "autor_email" => "francedos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O papel da mulher na literatura amazonense teve ênfase no projeto em evidência, buscando os registros e/ou discutindo a ausência deles na história da literatura do Estado do Amazonas. Sendo assim, o objetivo foi investigar os silenciamentos e os desafios da mulher na literatura amazonense e o protagonismo das autoras Violeta Branca e Vera do Val. A metodologia possuiu cunho qualitativo por ter embasamento bibliográfico com ênfase nos registros históricos, realizou-se então, uma pesquisa a fim de averiguar as causas que dificultaram o reconhecimento das escritoras amazonenses e em seguida houve uma discussão com os alunos envolvidos sobre os problemas encontrados. Na sequência, teve a leitura e análise dos seguintes livros “O imaginário da floresta – Lendas e histórias da Amazônia” de Vera do Val e “Ritmos de inquieta alegria” de Violeta Branca. Por meio das leituras que fundamentaram o estudo, constatou-se que a história da escrita e leitura no Brasil privilegiou os homens, eles foram os primeiros a serem alfabetizados, as mulheres só conquistaram esse direito mais tarde, e quando começaram escrever textos literários não tinham credibilidade, foram silenciadas durante muito tempo. Existia a precariedade da escrita e as editoras e instituições decidiam quem poderia publicar. Na literatura do amazonense houve também o silenciamento das escritoras, cenário onde poucas mulheres aparecem e tem destaque. Por esse motivo Vera do Val e de Violeta Branca, foram estudadas no espaço escolar dando voz as autoras e a literatura amazonense. Os alunos leram e recontaram as histórias da obra o imaginário da floresta e dramatizaram os poemas de Violeta Branca, os quais foram analisados, sendo evidenciados os vestígios do silenciamento feminino na época. Portanto, a pesquisa contribuiu para reflexão sobre a discriminação feminina e possibilitou que a temática equidade de gênero na literatura fosse discutida na prática escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.