A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS REFORMULAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO NA CONCEPÇÃO DE RESIDENTES PEDAGÓGICOS EM SOBRAL CEARÁ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96084 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1880 "inscrito_id" => 1042 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS REFORMULAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO NA CONCEPÇÃO DE RESIDENTES PEDAGÓGICOS EM SOBRAL CEARÁ" "resumo" => "A educação básica brasileira tem passado por intensas reformulações principalmente direcionadas ao ensino médio. Nesse contexto, os cursos de licenciatura necessitam estar alinhados às discussões quanto aos cenários, adequações e concepções curriculares. Objetivou- se a partir do presente estudo analisar, sob o ponto de vista de discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, residentes do Programa de Residência Pedagógica, a relação de coexistência entre alterações curriculares implantadas nas escolas campo e os elementos formativos oferecidos pelo curso. Reuniu-se o público alvo de forma virtual pela plataforma google meet com a finalidade de promover um espaço de reflexões e discussões a partir da temática: “Formação acadêmica e atuação profissional”, tendo os participantes respondido a um questionário pela plataforma google forms. Através da tabulação e análise dos dados evidenciou-se a falta de alinhamento entre o que se propõem como reforma curricular no ensino básico e o que se tem discutido como formação docente, sendo mencionada a importância dos programas de iniciação à docência como um mecanismo essencial de reparação e inserção nas vivências e necessidades formativas advindas do espaço escolar. Sugere-se, portanto, a necessária adaptação/adequação dos cursos de licenciatura, tendo as vivências e demandas dos atuais cenários escolares como elementos norteadores das discussões e contextos formativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1042_TB1880_20112023170142.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALESSANDRO DO NASCIMENTO QUARIGUASY" "autor_nome_curto" => "Alessandro Q." "autor_email" => "alessandroquariguasy@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96084 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1880 "inscrito_id" => 1042 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS REFORMULAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO NA CONCEPÇÃO DE RESIDENTES PEDAGÓGICOS EM SOBRAL CEARÁ" "resumo" => "A educação básica brasileira tem passado por intensas reformulações principalmente direcionadas ao ensino médio. Nesse contexto, os cursos de licenciatura necessitam estar alinhados às discussões quanto aos cenários, adequações e concepções curriculares. Objetivou- se a partir do presente estudo analisar, sob o ponto de vista de discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, residentes do Programa de Residência Pedagógica, a relação de coexistência entre alterações curriculares implantadas nas escolas campo e os elementos formativos oferecidos pelo curso. Reuniu-se o público alvo de forma virtual pela plataforma google meet com a finalidade de promover um espaço de reflexões e discussões a partir da temática: “Formação acadêmica e atuação profissional”, tendo os participantes respondido a um questionário pela plataforma google forms. Através da tabulação e análise dos dados evidenciou-se a falta de alinhamento entre o que se propõem como reforma curricular no ensino básico e o que se tem discutido como formação docente, sendo mencionada a importância dos programas de iniciação à docência como um mecanismo essencial de reparação e inserção nas vivências e necessidades formativas advindas do espaço escolar. Sugere-se, portanto, a necessária adaptação/adequação dos cursos de licenciatura, tendo as vivências e demandas dos atuais cenários escolares como elementos norteadores das discussões e contextos formativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1042_TB1880_20112023170142.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALESSANDRO DO NASCIMENTO QUARIGUASY" "autor_nome_curto" => "Alessandro Q." "autor_email" => "alessandroquariguasy@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }