A discussão do presente estudo está situada no contexto do esforço pela materialização de uma Educação Profissional fundada na perspectiva da formação humana integral e para a cidadania, considerando as experiências e as práticas inclusivas empreendida pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, sob o protagonismo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados por meio da Lei Nº 11.892/2008. Essas instituições têm se destacado no contexto da educação pública devido à verticalização do ensino, ofertando cursos que englobam o ensino médio integrado, cursos técnicos subsequentes, cursos de nível superior e pós-graduação. Partindo desse pressuposto e compreendendo que a formação integral requer a organização político-pedagógica da educação, por meio da valorização das diferenças e do respeito às diversidades (PINO, 2017), o objetivo deste artigo é analisar documentos institucionais dos Núcleos de Inclusão e Diversidade do Instituto Federal de Pernambuco por acreditarmos que os dispositivos legais, tal como previstos, condicionam as práticas e contornos da atuação desses núcleos no processo de ensino e aprendizagem para a construção de uma educação integral para a cidadania.