A PÓS VERDADE E OS DESAFIOS NO CAMPO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94619 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1921 "inscrito_id" => 3833 "titulo" => "A PÓS VERDADE E OS DESAFIOS NO CAMPO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA" "resumo" => "A disseminação desenfreada da desinformação/fake news na atualidade, categorias hoje discutidas como pós verdade, gera uma distorção da percepção da realidade e inviabiliza o desenvolvimento do raciocínio geográfico por grande parcela dos alunos da educação básica nas escolas brasileiras. No desenvolvimento da pesquisa os conceitos geográficos com destaque para paisagem, lugar, território, redes e espaço geográfico. Muitos dos debates aqui propostos são ancorados por estudiosos da Geografia como Milton Santos (1994; 2002; 2008), considerando a construção da consciência da época em que vivemos, os desafios estabelecidos pelo meio técnico científico informacional e suas análises sobre os processos dos impactos da Globalização na sociedade moderna; Lana Cavalcanti (2014; 2019) sobre a Geografia escolar, Geografia acadêmica e os desafios para construção do raciocínio geográfico; Helena Callai (2011) no debate sobre uma Geografia fragmentada na escola que impossibilita a compreensão dos problemas do tratamento dos conteúdos geográficos como se o espaço geográfico não tivesse a dimensão do trabalho; e Sonia Castellar (2019) que considera que o raciocínio geográfico é processo cognitivo de analise de um fenômeno socioespacial a partir das relações sócias de reprodução do espaço geográfico. Ademais, a pesquisa ainda busca uma interlocução com debates atuais que tangenciam teóricos da comunicação e sociologia para atender à proposta de construir estratégias de compreensão dos mecanismos da desinformação na sociedade atual e, desta forma, dificultar e/ou desconstruir fake news que impossibilitam o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Além da revisão bibliográfica que se centra nas teorias supracitadas da Geografia, a pesquisa busca atualizar os debates sobre a pós verdade em que modelos de negócios baseados em algoritmos direcionam o comportamento dos indivíduos, facilitando ao acesso a um sem-número de informações direcionadas ao consumo direto e indireto, impulsionando a desinformação/fake news. Para tanto, a pesquisa aplica uma oficina de combate às fake news nas escolas, tendo como público-alvo alunos da educação básica da cidade de Araruama, RJ, com dados quantitativos sobre o tema, visando compreender seus impactos construção do raciocínio geográfico e maneiras de combate-las." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3833_TB1921_27112023205942.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MAXIMO OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaqmaximo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94619 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1921 "inscrito_id" => 3833 "titulo" => "A PÓS VERDADE E OS DESAFIOS NO CAMPO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA" "resumo" => "A disseminação desenfreada da desinformação/fake news na atualidade, categorias hoje discutidas como pós verdade, gera uma distorção da percepção da realidade e inviabiliza o desenvolvimento do raciocínio geográfico por grande parcela dos alunos da educação básica nas escolas brasileiras. No desenvolvimento da pesquisa os conceitos geográficos com destaque para paisagem, lugar, território, redes e espaço geográfico. Muitos dos debates aqui propostos são ancorados por estudiosos da Geografia como Milton Santos (1994; 2002; 2008), considerando a construção da consciência da época em que vivemos, os desafios estabelecidos pelo meio técnico científico informacional e suas análises sobre os processos dos impactos da Globalização na sociedade moderna; Lana Cavalcanti (2014; 2019) sobre a Geografia escolar, Geografia acadêmica e os desafios para construção do raciocínio geográfico; Helena Callai (2011) no debate sobre uma Geografia fragmentada na escola que impossibilita a compreensão dos problemas do tratamento dos conteúdos geográficos como se o espaço geográfico não tivesse a dimensão do trabalho; e Sonia Castellar (2019) que considera que o raciocínio geográfico é processo cognitivo de analise de um fenômeno socioespacial a partir das relações sócias de reprodução do espaço geográfico. Ademais, a pesquisa ainda busca uma interlocução com debates atuais que tangenciam teóricos da comunicação e sociologia para atender à proposta de construir estratégias de compreensão dos mecanismos da desinformação na sociedade atual e, desta forma, dificultar e/ou desconstruir fake news que impossibilitam o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Além da revisão bibliográfica que se centra nas teorias supracitadas da Geografia, a pesquisa busca atualizar os debates sobre a pós verdade em que modelos de negócios baseados em algoritmos direcionam o comportamento dos indivíduos, facilitando ao acesso a um sem-número de informações direcionadas ao consumo direto e indireto, impulsionando a desinformação/fake news. Para tanto, a pesquisa aplica uma oficina de combate às fake news nas escolas, tendo como público-alvo alunos da educação básica da cidade de Araruama, RJ, com dados quantitativos sobre o tema, visando compreender seus impactos construção do raciocínio geográfico e maneiras de combate-las." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3833_TB1921_27112023205942.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MAXIMO OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaqmaximo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }