PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93894 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 1951 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A Geografia é um componente curricular da Educação Básica e seu ensino é fundamental para formação de cidadãos críticos, reflexivos, ao alinhar os conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos, aproximando-os da realidade do mundo, aptos a atender o contexto educacional contemporâneo. Nesse contexto, buscou-se debater sobre o ensino da Geografia e a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, a investigação ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica em que foram analisadas obras de pesquisadores do campo do ensino da Geografia, bem como da formação docente e das metodologias ativas. Durante as breves reflexões acerca do ensino de Geografia e das práticas pedagógicas, percebeu-se a importância de os docentes estarem atentos às suas práticas, uma vez que na escola ainda existem práticas altamente burocráticas, fragmentadas, tradicionais, e sem relação com o contexto social com que os alunos vivem. Contudo, inserindo as metodologias ativas no processo de ensino–aprendizagem, tanto a prática docente, como a aprendizagem dos alunos, avança de forma considerável, como o meio em que os sujeitos estão envolvidos, alunos e professores. Dessa forma, concluiu-se que para o professor, ainda é muito desafiador o uso das metodologias ativas em sua prática, uma vez que este precisa estar em formação permanente, refletindo, reestruturando seu fazer docente, trazendo um novo olhar ao processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV187_MD6_ID1951_TB282_29112023110554.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOZEMILIA DE JESUS DOS SANTOS MENEZES" "autor_nome_curto" => "Jôse" "autor_email" => "jozemiliamenezes@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93894 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 1951 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A Geografia é um componente curricular da Educação Básica e seu ensino é fundamental para formação de cidadãos críticos, reflexivos, ao alinhar os conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos, aproximando-os da realidade do mundo, aptos a atender o contexto educacional contemporâneo. Nesse contexto, buscou-se debater sobre o ensino da Geografia e a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, a investigação ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica em que foram analisadas obras de pesquisadores do campo do ensino da Geografia, bem como da formação docente e das metodologias ativas. Durante as breves reflexões acerca do ensino de Geografia e das práticas pedagógicas, percebeu-se a importância de os docentes estarem atentos às suas práticas, uma vez que na escola ainda existem práticas altamente burocráticas, fragmentadas, tradicionais, e sem relação com o contexto social com que os alunos vivem. Contudo, inserindo as metodologias ativas no processo de ensino–aprendizagem, tanto a prática docente, como a aprendizagem dos alunos, avança de forma considerável, como o meio em que os sujeitos estão envolvidos, alunos e professores. Dessa forma, concluiu-se que para o professor, ainda é muito desafiador o uso das metodologias ativas em sua prática, uma vez que este precisa estar em formação permanente, refletindo, reestruturando seu fazer docente, trazendo um novo olhar ao processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV187_MD6_ID1951_TB282_29112023110554.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOZEMILIA DE JESUS DOS SANTOS MENEZES" "autor_nome_curto" => "Jôse" "autor_email" => "jozemiliamenezes@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }