APONTAMENTOS SOBRE O CONFORTO TÉRMICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ÁREA URBANA DE BARRA DO CORDA-MA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94018 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 2410 "titulo" => "APONTAMENTOS SOBRE O CONFORTO TÉRMICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ÁREA URBANA DE BARRA DO CORDA-MA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar o conforto térmico nas escolas municipais da área urbana de Barra do Corda, considerando a temperatura atmosférica e a umidade relativa do ar de 5 escolas municipais. O trabalho está pautado na teoria geossistêmica, na abordagem quanti-qualitativa e nos trabalhos de Monteiro (1976), Troppmair (1988), Rana et al. (2013), Thom (1959) e no IDT (Índice de Desconforto Térmico). Os procedimentos metodológicos são: levantamento bibliográfico, mensurações simultâneas das temperaturas atmosféricas e umidade relativa do ar em 5 escolas, em dois ambientes diferentes: P1 (dentro da sala de aula) e P2 (pátio da escola), usando termo-higrômetros. Os resultaram parciais apontaram que o IDT das 5 escolas foi classificado em parcialmente confortável, desconfortável e muito desconfortável. Porém, não houve registro no nível confortável. Na medição realizada em 16/11/2022, o IDT mostrou que apenas as escolas A e B, no P1, foram classificadas como desconfortável, as demais escolas o P1 e o P2 indicaram índice muito desconfortável. Esse fenômeno ocorreu decorrente a intensa radiação solar que potencializou a elevação das temperaturas atmosféricas de Barra do Corda, agravada pela estrutura predial com pouca ventilação natural e vegetação natural para refletir os raios solares, potencializando a formação de um microclima dentro as escolas. Porém, em 22/03/2023, nas escolas A e B, no P1, tiveram IDT classificados como parcialmente desconfortável devido a queda das médias de temperaturas do ar e intenso índice de chuvas, somado a presença de ar-condicionados nas salas de aula das escolas A e B, no P1." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 28: GEOGRAFIA DO CLIMA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID2410_TB535_26112023210841.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO WENDELL DIAS COSTA" "autor_nome_curto" => "Prof. Wendell" "autor_email" => "geo.fwcosta@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94018 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 2410 "titulo" => "APONTAMENTOS SOBRE O CONFORTO TÉRMICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ÁREA URBANA DE BARRA DO CORDA-MA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar o conforto térmico nas escolas municipais da área urbana de Barra do Corda, considerando a temperatura atmosférica e a umidade relativa do ar de 5 escolas municipais. O trabalho está pautado na teoria geossistêmica, na abordagem quanti-qualitativa e nos trabalhos de Monteiro (1976), Troppmair (1988), Rana et al. (2013), Thom (1959) e no IDT (Índice de Desconforto Térmico). Os procedimentos metodológicos são: levantamento bibliográfico, mensurações simultâneas das temperaturas atmosféricas e umidade relativa do ar em 5 escolas, em dois ambientes diferentes: P1 (dentro da sala de aula) e P2 (pátio da escola), usando termo-higrômetros. Os resultaram parciais apontaram que o IDT das 5 escolas foi classificado em parcialmente confortável, desconfortável e muito desconfortável. Porém, não houve registro no nível confortável. Na medição realizada em 16/11/2022, o IDT mostrou que apenas as escolas A e B, no P1, foram classificadas como desconfortável, as demais escolas o P1 e o P2 indicaram índice muito desconfortável. Esse fenômeno ocorreu decorrente a intensa radiação solar que potencializou a elevação das temperaturas atmosféricas de Barra do Corda, agravada pela estrutura predial com pouca ventilação natural e vegetação natural para refletir os raios solares, potencializando a formação de um microclima dentro as escolas. Porém, em 22/03/2023, nas escolas A e B, no P1, tiveram IDT classificados como parcialmente desconfortável devido a queda das médias de temperaturas do ar e intenso índice de chuvas, somado a presença de ar-condicionados nas salas de aula das escolas A e B, no P1." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 28: GEOGRAFIA DO CLIMA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID2410_TB535_26112023210841.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO WENDELL DIAS COSTA" "autor_nome_curto" => "Prof. Wendell" "autor_email" => "geo.fwcosta@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }