GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERFACES COM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93944 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 1419 "titulo" => "GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERFACES COM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS" "resumo" => "Este estudo surgiu a partir de reflexões sobre a relação dos grupos de pesquisas que estudam a temática cidade, especialmente os vinculados ao ensino de Geografia, com as pesquisas que vêm sendo produzidas sobre o ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar. Com isso, visamos responder a seguinte questão: em que medida os grupos de pesquisas sobre ensino de cidade influenciam na produção do conhecimento a respeito desta temática nos trabalhos de Pós-graduação em Geografia, no Brasil? Para responder esta questão, a construção deste trabalho teve por objetivo apresentar os grupos de pesquisas referente a cidade, especificamente aqueles que dialogam sobre o ensino de Geografia, no intuito de conceber a possível relação desses grupos com as produções acadêmicas acerca dessa temática. A pesquisa possui um enfoque descritivo dos grupos levantados no Diretório dos Grupos Pesquisas no Brasil, ligada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico — CNPq. Foram selecionados 13 grupos, dos quais 03 tratam especificamente do ensino de cidade. Para coletar as informações aplicou-se um questionário aos três líderes dos grupos. A organização e análise dos dados se deu através de uma abordagem qualitativa com a descrição das informações na respectiva sequência: nome do grupo, líderes, os principais temas estudados pelos grupos e suas repercussões e os tipos de pesquisas desenvolvidas por membros dos grupos. Os resultados mostram que os grupos tem influenciado na produção de pesquisas acadêmicas sobre o ensino de cidade." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 58: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1419_TB377_17102023110245.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DE SOUSA BUENO" "autor_nome_curto" => "Daniel de Sousa" "autor_email" => "daniel09bueno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93944 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 1419 "titulo" => "GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERFACES COM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS" "resumo" => "Este estudo surgiu a partir de reflexões sobre a relação dos grupos de pesquisas que estudam a temática cidade, especialmente os vinculados ao ensino de Geografia, com as pesquisas que vêm sendo produzidas sobre o ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar. Com isso, visamos responder a seguinte questão: em que medida os grupos de pesquisas sobre ensino de cidade influenciam na produção do conhecimento a respeito desta temática nos trabalhos de Pós-graduação em Geografia, no Brasil? Para responder esta questão, a construção deste trabalho teve por objetivo apresentar os grupos de pesquisas referente a cidade, especificamente aqueles que dialogam sobre o ensino de Geografia, no intuito de conceber a possível relação desses grupos com as produções acadêmicas acerca dessa temática. A pesquisa possui um enfoque descritivo dos grupos levantados no Diretório dos Grupos Pesquisas no Brasil, ligada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico — CNPq. Foram selecionados 13 grupos, dos quais 03 tratam especificamente do ensino de cidade. Para coletar as informações aplicou-se um questionário aos três líderes dos grupos. A organização e análise dos dados se deu através de uma abordagem qualitativa com a descrição das informações na respectiva sequência: nome do grupo, líderes, os principais temas estudados pelos grupos e suas repercussões e os tipos de pesquisas desenvolvidas por membros dos grupos. Os resultados mostram que os grupos tem influenciado na produção de pesquisas acadêmicas sobre o ensino de cidade." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 58: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1419_TB377_17102023110245.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DE SOUSA BUENO" "autor_nome_curto" => "Daniel de Sousa" "autor_email" => "daniel09bueno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }