ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E FORMAÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93857 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 1581 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E FORMAÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A ciência geográfica tem como objetivo no Ensino Fundamental, anos final, o aprofundamento de conhecimentos essenciais para que os alunos sejam inseridos integralmente na sociedade e consigam compreender e ser agentes ativos nas questões sociais, políticas, ambientais e econômicas. Para alcançar este objetivo faz-se necessária a discussão de vários temas e o uso de metodologias que possam propiciar o desenvolvimento das habilidades que estão demonstradas na BNCC, documento fundamental para a Educação Básica brasileira. Este trabalho pretende favorecer a discussão sobre a importância do processo de alfabetização cartográfica como forma de oportunizar aos discentes dos anos finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico, de forma a contribuir para seus processos de aprendizagem e para suas práticas enquanto cidadãos. Com isso estimular propostas de ensino-aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento do domínio espacial dos discentes e ampliem as possibilidades de leitura do espaço em diversos níveis espaciais e que os discentes desenvolvam habilidades de serem leitores de mapas, tabelas e gráficos. Por meio de revisão de literatura, resgatam-se considerações sobre o uso da cartografia nas aulas de geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, destacando a importância da alfabetização cartográfica para o desenvolvimento do raciocínio geográfico." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1581_TB220_26102023071322.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO FERREIRA DOS SANTOS FILHO" "autor_nome_curto" => "PAULO FERREIRA" "autor_email" => "pau.ferreira@aluno.uece.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93857 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 1581 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E FORMAÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A ciência geográfica tem como objetivo no Ensino Fundamental, anos final, o aprofundamento de conhecimentos essenciais para que os alunos sejam inseridos integralmente na sociedade e consigam compreender e ser agentes ativos nas questões sociais, políticas, ambientais e econômicas. Para alcançar este objetivo faz-se necessária a discussão de vários temas e o uso de metodologias que possam propiciar o desenvolvimento das habilidades que estão demonstradas na BNCC, documento fundamental para a Educação Básica brasileira. Este trabalho pretende favorecer a discussão sobre a importância do processo de alfabetização cartográfica como forma de oportunizar aos discentes dos anos finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico, de forma a contribuir para seus processos de aprendizagem e para suas práticas enquanto cidadãos. Com isso estimular propostas de ensino-aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento do domínio espacial dos discentes e ampliem as possibilidades de leitura do espaço em diversos níveis espaciais e que os discentes desenvolvam habilidades de serem leitores de mapas, tabelas e gráficos. Por meio de revisão de literatura, resgatam-se considerações sobre o uso da cartografia nas aulas de geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, destacando a importância da alfabetização cartográfica para o desenvolvimento do raciocínio geográfico." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1581_TB220_26102023071322.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO FERREIRA DOS SANTOS FILHO" "autor_nome_curto" => "PAULO FERREIRA" "autor_email" => "pau.ferreira@aluno.uece.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }