RESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem por objetivo identificar e analisar as concepções dos professores de Geografia, sobre a utilização das metodologias ativas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso. Essa abordagem concebe o conhecimento como um processo socialmente construído pelos sujeitos, nas suas interações enquanto atuam na realidade, transformando-a e por ela sendo transformados. (ANDRÉ, 2013). A investigação ocorre com professores das escolas estaduais localizadas na zona urbana de Palmas -TO que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir de questionário semiestruturado já aplicado pretendemos analisar a compreensão dos professores de geografia acerca dos limites e possibilidades da utilização das metodologias ativas em sua prática. Também, foram coletados dados nos portais de periódicos nacionais e internacionais, como a base de dados da Scielo, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e da Education Resources Information Center (ERIC). Verificou-se a ausência de pesquisas que fundamentem a utilização das metodologias ativas, principalmente, no âmbito da geografia escolar. As produções reforçam a necessidade de apresentar, no embasamento das ações associadas ao uso das metodologias ativas, o trajeto histórico, como os teóricos que fundamentam as discussões e os processos cognitivos relacionados ao ensino e aprendizagem por meio dessas metodologias que possibilitam o desenvolvimento da autonomia do aluno, o exercício do trabalho em equipe, a integração entre a teoria e a prática, a colaboração, a promoção de investigação e o desenvolvimento de visão crítica da realidade.