RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA E O MUNDO DA VIDA PARA COMPREENDER O LUGAR E FORMAR PARA A CIDADANIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94287 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1111 "inscrito_id" => 1252 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA E O MUNDO DA VIDA PARA COMPREENDER O LUGAR E FORMAR PARA A CIDADANIA" "resumo" => "A construção de conhecimentos escolares pode contribuir para a formação dos sujeitos e a sua inserção no mundo. Enquanto professoras formadoras, seja na educação básica ou superior, nosso objetivo é refletir sobre o trabalho realizado pela escola como potencializador para que os alunos se tornem sujeitos atuantes e protagonistas das mudanças necessárias na sociedade. Consideramos que a área das ciências humanas (história e geografia), contribui para a formação de sujeitos ativos, conscientes, participativos na sociedade, formação que requer uma compreensão acerca dos conceitos de lugar, território e cidadania. Nesse sentido, o relato de experiência parte de uma proposta didático-pedagógica desenvolvida com uma turma de 7º ano do ensino fundamental, envolvendo a formação do território, considerando os conceitos de periferia e favela, utilizando como recursos a poesia e a arte. Os alunos, por viverem em cidade de médio porte, têm uma visão da favela a partir do que recebem de informações nas diferentes mídias, com ênfase no tráfico de drogas, na violência e em problemáticas socioambientais. É fundamental, portanto, trabalhar os processos de ocupação a fim de compreender a formação do território, das cidades e seus espaços, relacionando-os aos lugares de vivência." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID1252_TB1111_26112023165811.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RIETHMÜLLER HAAS BARCELLOS" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carla.b@prof.smed.ijui.rs" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94287 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1111 "inscrito_id" => 1252 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA E O MUNDO DA VIDA PARA COMPREENDER O LUGAR E FORMAR PARA A CIDADANIA" "resumo" => "A construção de conhecimentos escolares pode contribuir para a formação dos sujeitos e a sua inserção no mundo. Enquanto professoras formadoras, seja na educação básica ou superior, nosso objetivo é refletir sobre o trabalho realizado pela escola como potencializador para que os alunos se tornem sujeitos atuantes e protagonistas das mudanças necessárias na sociedade. Consideramos que a área das ciências humanas (história e geografia), contribui para a formação de sujeitos ativos, conscientes, participativos na sociedade, formação que requer uma compreensão acerca dos conceitos de lugar, território e cidadania. Nesse sentido, o relato de experiência parte de uma proposta didático-pedagógica desenvolvida com uma turma de 7º ano do ensino fundamental, envolvendo a formação do território, considerando os conceitos de periferia e favela, utilizando como recursos a poesia e a arte. Os alunos, por viverem em cidade de médio porte, têm uma visão da favela a partir do que recebem de informações nas diferentes mídias, com ênfase no tráfico de drogas, na violência e em problemáticas socioambientais. É fundamental, portanto, trabalhar os processos de ocupação a fim de compreender a formação do território, das cidades e seus espaços, relacionando-os aos lugares de vivência." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID1252_TB1111_26112023165811.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RIETHMÜLLER HAAS BARCELLOS" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carla.b@prof.smed.ijui.rs" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }