O café apresenta multiplicidade de aspectos sociais, culturais, econômicos e simbólicos. Suas manifestações geográficas são igualmente diversas, incluindo desde a produção agroalimentar até a expressão de comércio e consumo nos ambientes urbanos, constituídas de elementos humanos, naturais, arquitetônicos e simbólicos de sociabilidade e cultura alimentar. A investigação compreende uma imersão fenomenológica mediada pela ótica da Geografia dos Sabores. O estudo, em andamento, está dividido em duas etapas: documental e imersão em campo, visando reconhecer a diversidade inserida nas paisagens por meio do percorrer das nuances humanas da cadeia produto-produção-consumo. O objetivo é apontar os sujeitos que influenciam e são influenciados pelas paisagens cafeeiras em contextos urbanos e rurais. Como resultados, o mergulhar em narrativas do café e paisagem aponta a construção de saberes permeados de aspectos simbólicos, subjetivos e culturais. A cadeia produto-produção-consumo percorre distâncias materializadas no espaço geográfico em contextos urbanos e rurais, materializando permanências e afetos no encontro. A diversidade de manifestações da cultura do café e suas expressões na paisagem evidenciam as subjetividades e simbolismos do ser-no-mundo integrados às paisagens do café por meio de acontecimentos geopoéticos, momentos de apreciação, estabelecimento de conexões afetivas e validação social e política dos sujeitos transformados por ela e transformadores dela.