Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O ATO DE BRINCAR E CRIAR: ESTÍMULO A APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94317
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 1182
    "inscrito_id" => 2307
    "titulo" => "O ATO DE BRINCAR E CRIAR: ESTÍMULO A APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A Aprendizagem criativa no Ensino de Geografia têm se tornado cada vez mais palco de grandes pesquisas, e a iniciativa em buscar meios diversos para se ensinar uma ciência onde o discente pode brincar e criar, pode contribuir para uma exposição em sala de aula diferenciada. Além de contar com grandes pesquisadores, como Resnick que tem sido o precursor de um ensino para além da sala de aula. Neste trabalho, realizado após a exposição de uma oficina ofertada pela Universidade Federal do Piauí, campus, Teresina, os saldos foram surpreendentes. Ao demonstrar metodologias eficientes, que são capazes de unir o conteúdo da disciplina ofertada com o universo de criar brincando, os ouvintes partilharam experiências e demonstraram grandes interesses pelo que foi exposto. Para tal, nosso trabalho parte de uma pesquisa qualitativa com viés de estudo exploratório, capaz de unir um momento de interação profissional com uma pesquisa relevante para a comunidade científica. Como proposto, o resultado da pesquisa nos mostrou o quão os participantes entenderam os conceitos de uma aprendizagem que pode ser usada fora do muro da escola, de forma a agregar conhecimentos, alavancar suas percepções geográficas e a busca por meios de trabalho que possam unir a criatividade frente a uma aprendizagem criativa no ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2307_TB1182_27112023175657.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA NAYARA NAIR DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA SANTOS"
    "autor_email" => "mayrinhanair@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94317
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 1182
    "inscrito_id" => 2307
    "titulo" => "O ATO DE BRINCAR E CRIAR: ESTÍMULO A APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A Aprendizagem criativa no Ensino de Geografia têm se tornado cada vez mais palco de grandes pesquisas, e a iniciativa em buscar meios diversos para se ensinar uma ciência onde o discente pode brincar e criar, pode contribuir para uma exposição em sala de aula diferenciada. Além de contar com grandes pesquisadores, como Resnick que tem sido o precursor de um ensino para além da sala de aula. Neste trabalho, realizado após a exposição de uma oficina ofertada pela Universidade Federal do Piauí, campus, Teresina, os saldos foram surpreendentes. Ao demonstrar metodologias eficientes, que são capazes de unir o conteúdo da disciplina ofertada com o universo de criar brincando, os ouvintes partilharam experiências e demonstraram grandes interesses pelo que foi exposto. Para tal, nosso trabalho parte de uma pesquisa qualitativa com viés de estudo exploratório, capaz de unir um momento de interação profissional com uma pesquisa relevante para a comunidade científica. Como proposto, o resultado da pesquisa nos mostrou o quão os participantes entenderam os conceitos de uma aprendizagem que pode ser usada fora do muro da escola, de forma a agregar conhecimentos, alavancar suas percepções geográficas e a busca por meios de trabalho que possam unir a criatividade frente a uma aprendizagem criativa no ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2307_TB1182_27112023175657.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA NAYARA NAIR DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA SANTOS"
    "autor_email" => "mayrinhanair@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

A Aprendizagem criativa no Ensino de Geografia têm se tornado cada vez mais palco de grandes pesquisas, e a iniciativa em buscar meios diversos para se ensinar uma ciência onde o discente pode brincar e criar, pode contribuir para uma exposição em sala de aula diferenciada. Além de contar com grandes pesquisadores, como Resnick que tem sido o precursor de um ensino para além da sala de aula. Neste trabalho, realizado após a exposição de uma oficina ofertada pela Universidade Federal do Piauí, campus, Teresina, os saldos foram surpreendentes. Ao demonstrar metodologias eficientes, que são capazes de unir o conteúdo da disciplina ofertada com o universo de criar brincando, os ouvintes partilharam experiências e demonstraram grandes interesses pelo que foi exposto. Para tal, nosso trabalho parte de uma pesquisa qualitativa com viés de estudo exploratório, capaz de unir um momento de interação profissional com uma pesquisa relevante para a comunidade científica. Como proposto, o resultado da pesquisa nos mostrou o quão os participantes entenderam os conceitos de uma aprendizagem que pode ser usada fora do muro da escola, de forma a agregar conhecimentos, alavancar suas percepções geográficas e a busca por meios de trabalho que possam unir a criatividade frente a uma aprendizagem criativa no ensino de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.