Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O DISCURSO HÍBRIDO E AS DIFERENTES ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE CALOR EM UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DO CONCEITO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93534
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1291
    "inscrito_id" => 1280
    "titulo" => "O DISCURSO HÍBRIDO E AS DIFERENTES ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE CALOR EM UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DO CONCEITO"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de discursos híbridos das diferentes zonas do perfil conceitual de calor, a partir do uso de atividades experimentais. Para tal, realizamos, com quinze alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, alguns experimentos relacionados com contextos em que os diversos modos de pensar o calor possuem valor pragmático, e posteriormente estimulamos o debate entre os participantes, gerando as discussões que foram vídeo gravadas e configuram os dados coletados na pesquisa. Ao analisar as falas dos estudantes, em busca da emergência das zonas do perfil conceitual de calor, percebemos a presença de discursos híbridos durante a discussão. Identificamos a emergência de mais de uma zona em cada um dos experimentos propostos, o que nos permitiu perceber que modos de pensar distintos podem ser usados em um mesmo contexto, em tentativa de explicação do sistema e/ou fenômeno observado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1280_TB1291_13032023171716.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA CIRINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "paulacirino13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93534
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1291
    "inscrito_id" => 1280
    "titulo" => "O DISCURSO HÍBRIDO E AS DIFERENTES ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE CALOR EM UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DO CONCEITO"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de discursos híbridos das diferentes zonas do perfil conceitual de calor, a partir do uso de atividades experimentais. Para tal, realizamos, com quinze alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, alguns experimentos relacionados com contextos em que os diversos modos de pensar o calor possuem valor pragmático, e posteriormente estimulamos o debate entre os participantes, gerando as discussões que foram vídeo gravadas e configuram os dados coletados na pesquisa. Ao analisar as falas dos estudantes, em busca da emergência das zonas do perfil conceitual de calor, percebemos a presença de discursos híbridos durante a discussão. Identificamos a emergência de mais de uma zona em cada um dos experimentos propostos, o que nos permitiu perceber que modos de pensar distintos podem ser usados em um mesmo contexto, em tentativa de explicação do sistema e/ou fenômeno observado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1280_TB1291_13032023171716.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA CIRINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "paulacirino13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de discursos híbridos das diferentes zonas do perfil conceitual de calor, a partir do uso de atividades experimentais. Para tal, realizamos, com quinze alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, alguns experimentos relacionados com contextos em que os diversos modos de pensar o calor possuem valor pragmático, e posteriormente estimulamos o debate entre os participantes, gerando as discussões que foram vídeo gravadas e configuram os dados coletados na pesquisa. Ao analisar as falas dos estudantes, em busca da emergência das zonas do perfil conceitual de calor, percebemos a presença de discursos híbridos durante a discussão. Identificamos a emergência de mais de uma zona em cada um dos experimentos propostos, o que nos permitiu perceber que modos de pensar distintos podem ser usados em um mesmo contexto, em tentativa de explicação do sistema e/ou fenômeno observado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.