Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PESQUISAS SOBRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ENFOQUES E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93543
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1305
    "inscrito_id" => 2194
    "titulo" => "PESQUISAS SOBRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ENFOQUES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "Os componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias têm sido apontados pela literatura, como os de maior dificuldade em relação à aprendizagem. Pensando em investigar as dificuldades de aprendizagem em Química, especificamente no ensino médio, realizamos um levantamento bibliográfico, seguido de um mapeamento de teses defendidas nos últimos dez anos em dois bancos de teses e dissertações. Nosso foco de estudo foi compreender que concepções são adotadas sobre as dificuldades de aprendizagem em Química e que apontamentos são direcionados ou não para a superação das dificuldades. As sete teses selecionadas para esse trabalho compreendem as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo abstrato da Química, à não transição entre os níveis de representação na Química: o macroscópico, submicroscópico e o simbólico, tendo como foco principal o ensino e suas estratégias, e não a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2194_TB1305_13032023210636.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO RENAN GOES SERRAO"
    "autor_nome_curto" => "CAIO SERRAO"
    "autor_email" => "caioserrao@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93543
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1305
    "inscrito_id" => 2194
    "titulo" => "PESQUISAS SOBRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ENFOQUES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "Os componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias têm sido apontados pela literatura, como os de maior dificuldade em relação à aprendizagem. Pensando em investigar as dificuldades de aprendizagem em Química, especificamente no ensino médio, realizamos um levantamento bibliográfico, seguido de um mapeamento de teses defendidas nos últimos dez anos em dois bancos de teses e dissertações. Nosso foco de estudo foi compreender que concepções são adotadas sobre as dificuldades de aprendizagem em Química e que apontamentos são direcionados ou não para a superação das dificuldades. As sete teses selecionadas para esse trabalho compreendem as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo abstrato da Química, à não transição entre os níveis de representação na Química: o macroscópico, submicroscópico e o simbólico, tendo como foco principal o ensino e suas estratégias, e não a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2194_TB1305_13032023210636.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO RENAN GOES SERRAO"
    "autor_nome_curto" => "CAIO SERRAO"
    "autor_email" => "caioserrao@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Os componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias têm sido apontados pela literatura, como os de maior dificuldade em relação à aprendizagem. Pensando em investigar as dificuldades de aprendizagem em Química, especificamente no ensino médio, realizamos um levantamento bibliográfico, seguido de um mapeamento de teses defendidas nos últimos dez anos em dois bancos de teses e dissertações. Nosso foco de estudo foi compreender que concepções são adotadas sobre as dificuldades de aprendizagem em Química e que apontamentos são direcionados ou não para a superação das dificuldades. As sete teses selecionadas para esse trabalho compreendem as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo abstrato da Química, à não transição entre os níveis de representação na Química: o macroscópico, submicroscópico e o simbólico, tendo como foco principal o ensino e suas estratégias, e não a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.