A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está voltada aos estudantes que tiveram algum impedimento para concluir a educação básica na faixa etária prevista. É um segmento com peculiaridades e dificuldades, dentre estas a abordagem dos conteúdos que, muitas vezes, são infantilizados e reforçam perspectivas curriculares Tradicionais, priorizando conceitos. O objetivo deste trabalho foi analisar artigos com abordagens de currículo tradicionais no ensino de Biologia para o público da EJA. Foram feitas buscas parametrizadas como “Tradicionais”. Foram obtidos 10 trabalhos divididos em quatro categorias: “Formação Docente”, “Estado da Arte”, “Estratégias de Ensino” e “Educação Ambiental”. Todos versam sobre alternativas para o ensino, mas, invariavelmente, priorizaram formação técnica, com ênfase em conceitos e resultados. Sem espaço na Base Nacional Comum Curricular, conclui-se que a EJA continua marginalizada e a Biologia, com potencial catalisador para ‘furar a bolha’ reforça o positivismo. É tempo de investir num currículo construído coletivamente e reflexivo.