Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O ENSINO DE GÊNERO E A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente ensaio apresenta de modo geral reflexões sobre os movimentos feministas no Brasil e sua busca por equidade de direitos, apresentando a crítica feminista a ciência como ferramenta de promoção e desenvolvimento do pensamento crítico e dialógico com a própria ciência, dialogo esse que pretende analisar o modo como as teorias da ciências biológicas podem construir, manter e reforçar padrões e delimitações de gênero, na formação de professores e consequentemente no aprendizado de alunos. Das referencias analisadas, foram traçados dois textos: Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas, capitulo 4 “O QUE ENSINAR? O PATRIMÔNIO CULTURAL HUMANO COMO CONTEÚDO DE ENSINO E A FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO NO ALUNO” Lígia Márcia Martins; e “Escola e democracia” Demerval Saviani.

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