A RELAÇÃO MASSA-ENERGIA NO YOUTUBE: UMA ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DA SEMIFORMAÇÃO DE THEODOR ADORNO
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93228 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 840 "inscrito_id" => 2408 "titulo" => "A RELAÇÃO MASSA-ENERGIA NO YOUTUBE: UMA ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DA SEMIFORMAÇÃO DE THEODOR ADORNO" "resumo" => "A equação mais famosa da física, E=mc², ainda é mal compreendida por grande parte do público. Por essa razão, algumas pessoas buscam a plataforma de vídeos YouTube, um dos principais sites da internet, para tirar as dúvidas sobre a equação e sua história. O objetivo deste trabalho é analisar onze vídeos brasileiros disponíveis na plataforma YouTube sobre a relação massa-energia. Para esta análise nos baseamos no conceito de Semiformação, ou Semicultura (Halbbildung), definido pelo filósofo crítico Theodor W. Adorno. Após a análise o caráter semiformador dos vídeos ficou evidente, uma vez que, oito dos onze vídeos possuem equívocos conceituais e históricos sobre a relação massa-energia. Por esse motivo, visando um ensino de Física de qualidade, torna-se necessário o incentivo à reflexão crítica, tanto na educação básica quanto na superior, para que se evite a semiformação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2408_TB840_12032023150352.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE LUZIA CHAVES DUTRA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joyce.dutra@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93228 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 840 "inscrito_id" => 2408 "titulo" => "A RELAÇÃO MASSA-ENERGIA NO YOUTUBE: UMA ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DA SEMIFORMAÇÃO DE THEODOR ADORNO" "resumo" => "A equação mais famosa da física, E=mc², ainda é mal compreendida por grande parte do público. Por essa razão, algumas pessoas buscam a plataforma de vídeos YouTube, um dos principais sites da internet, para tirar as dúvidas sobre a equação e sua história. O objetivo deste trabalho é analisar onze vídeos brasileiros disponíveis na plataforma YouTube sobre a relação massa-energia. Para esta análise nos baseamos no conceito de Semiformação, ou Semicultura (Halbbildung), definido pelo filósofo crítico Theodor W. Adorno. Após a análise o caráter semiformador dos vídeos ficou evidente, uma vez que, oito dos onze vídeos possuem equívocos conceituais e históricos sobre a relação massa-energia. Por esse motivo, visando um ensino de Física de qualidade, torna-se necessário o incentivo à reflexão crítica, tanto na educação básica quanto na superior, para que se evite a semiformação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2408_TB840_12032023150352.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE LUZIA CHAVES DUTRA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joyce.dutra@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }