SILVA, Ribbyson José De Farias et al.. . Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9316>. Acesso em: 23/12/2024 12:09
Nos últimos anos, no campo educacional, percebemos um investimento nos estudos em torno da “equidade de gêneros”. Porém, quando trazemos essa discussão para o campo das ciências exatas, em especial da Física, poucos registros são encontrados na literatura. Estes fatos ressaltam a necessidade de pesquisas que aprofundem o conhecimento sobre esta questão. Neste trabalho tivemos como objetivo conhecer os discursos de estudantes de licenciatura em física sobre a docência e analisar suas inter-relações com questões de gênero. O corpus foi constituído por transcrições de entrevistas do tipo semiestruturada, com 10 estudantes do Programa de Iniciação a Docência – PIBID, de um curso de Licenciatura em Física. A análise de dados desenvolvida teve caráter exploratório e descritivo. Segundo Gil (1999) a pesquisa exploratória é desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma visão geral e aproximativa do fenômeno estudado. Durante a pesquisa desenvolvemos diálogos iniciais com a teoria do discurso de Laclau e Mouffe (2001). Como resultado da análise podemos constatar que apesar do crescente número de profissionais mulheres na educação básica, a docência em física ainda é vista como um campo de atuação masculina, onde persistem preconceitos e práticas associadas às relações de dominação de gênero masculino.