JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: O RESGATE PARA O COTIDIANO ESCOLAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8895 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2122 "inscrito_id" => 356 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: O RESGATE PARA O COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "Introdução: A pesquisa aborda a questão das brincadeiras e jogos populares no ambiente escolar e como as mesmas ficaram esquecidas no passado, tendo em vista as transformações da sociedade contemporânea. Objetivo: Nessa perspectiva, este trabalho propõe instigar a pesquisa a respeito dos jogos e brincadeiras populares no processo de ensino e aprendizagem nas instituições educativas, especificamente na Educação Infantil. A nossa prática está sendo desenvolvida na Escola particular denominada Berçário Escola Locomotiva Baby localizada no município de Campina Grande - PB. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa que envolve leituras bibliográficas nas quais observamos e analisamos os teóricos com relação ao esquecimento dos jogos e brincadeiras populares na educação infantil e na prática da escola através de rodas de história e jogos e brincadeiras resgatadas. E como fundamentação teórica analisamos Melo (2006), Faria Junior (1996), Vygotsky (1996), Benjamin (1994). Freire (2008 a), Cascudo (1984), Kishimoto (1999 e 2003), Maria Silva (2002). Resultados: Os resultados demonstraram como é visível o esquecimento das brincadeiras e jogos populares na educação infantil e como esse resgate vem sendo desenvolvido na vivência pedagógica dos professores da escola. Percebe-se a importância de discutir sobre a questão desses jogos e brincadeiras populares no curso de Pedagogia, e no componente curricular Educação Popular, mas também em outros componentes visto que os desafios da prática docente são inúmeros e os cursos de formação precisam desenvolver os métodos junto com os discentes para tratar dos acontecimentos vivenciados em sala de aula e saber pôr em prática situações do cotidiano infantil. Conclusão: Portanto, concluímos que é necessário que os professores em sua prática pedagógica trabalhem bem essa questão dos jogos e brincadeiras populares, pois este trabalho nos propiciou refletir sobre a importância de trabalhar sobre os jogos e brincadeiras dentro da escola, no qual podemos mudar esta realidade de esquecimento dessas práticas educativas. A experiência na qual vivenciamos com essa pesquisa favorece o aprendizado apontando para busca de melhorias na prática docente, do resgate histórico-cultural, evidenciando os procedimentos nos quais os jogos e brincadeiras populares proporcionam no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "JOGOS, BRINCADEIRAS POPULARES, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_26_58_idinscrito_356_5d08a517f5f514352b32ec5cf733cdce.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSANDRA BARBOSA FARIAS" "autor_nome_curto" => "KASSANDRA" "autor_email" => "kassandrafarias@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8895 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2122 "inscrito_id" => 356 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: O RESGATE PARA O COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "Introdução: A pesquisa aborda a questão das brincadeiras e jogos populares no ambiente escolar e como as mesmas ficaram esquecidas no passado, tendo em vista as transformações da sociedade contemporânea. Objetivo: Nessa perspectiva, este trabalho propõe instigar a pesquisa a respeito dos jogos e brincadeiras populares no processo de ensino e aprendizagem nas instituições educativas, especificamente na Educação Infantil. A nossa prática está sendo desenvolvida na Escola particular denominada Berçário Escola Locomotiva Baby localizada no município de Campina Grande - PB. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa que envolve leituras bibliográficas nas quais observamos e analisamos os teóricos com relação ao esquecimento dos jogos e brincadeiras populares na educação infantil e na prática da escola através de rodas de história e jogos e brincadeiras resgatadas. E como fundamentação teórica analisamos Melo (2006), Faria Junior (1996), Vygotsky (1996), Benjamin (1994). Freire (2008 a), Cascudo (1984), Kishimoto (1999 e 2003), Maria Silva (2002). Resultados: Os resultados demonstraram como é visível o esquecimento das brincadeiras e jogos populares na educação infantil e como esse resgate vem sendo desenvolvido na vivência pedagógica dos professores da escola. Percebe-se a importância de discutir sobre a questão desses jogos e brincadeiras populares no curso de Pedagogia, e no componente curricular Educação Popular, mas também em outros componentes visto que os desafios da prática docente são inúmeros e os cursos de formação precisam desenvolver os métodos junto com os discentes para tratar dos acontecimentos vivenciados em sala de aula e saber pôr em prática situações do cotidiano infantil. Conclusão: Portanto, concluímos que é necessário que os professores em sua prática pedagógica trabalhem bem essa questão dos jogos e brincadeiras populares, pois este trabalho nos propiciou refletir sobre a importância de trabalhar sobre os jogos e brincadeiras dentro da escola, no qual podemos mudar esta realidade de esquecimento dessas práticas educativas. A experiência na qual vivenciamos com essa pesquisa favorece o aprendizado apontando para busca de melhorias na prática docente, do resgate histórico-cultural, evidenciando os procedimentos nos quais os jogos e brincadeiras populares proporcionam no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "JOGOS, BRINCADEIRAS POPULARES, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_26_58_idinscrito_356_5d08a517f5f514352b32ec5cf733cdce.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSANDRA BARBOSA FARIAS" "autor_nome_curto" => "KASSANDRA" "autor_email" => "kassandrafarias@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }