Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

AULAS REMOTAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar as estratégias utilizadas pelos professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, durante as aulas remotas, para inclusão de alunos cegos e com baixa visão, a partir de uma investigação de campo com professores e alunos de uma escola estadual do interior de São Paulo, e também licenciandos, levantando estratégias para a inclusão de estudantes cegos em aulas remotas, bem como entender o impacto das atividades didáticas realizadas nos anos de 2020 a 2021 na vida destes alunos, a partir de acompanhamento de aulas, além da realização de entrevistas. Foi possível identificar junto a estudante cega, a dificuldade para acompanhamento de atividades online, inclusive aquelas organizadas pelo Centro de Mídias do Estado de São. Entende-se que o contexto pandêmico impôs a professores e estudantes de todo o país um grande desafio, e a necessidade de práticas pedagógicas adequadas a um novo modo de ensino.

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