Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA À ELETROQUÍMICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92707
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 1282
    "titulo" => "A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA À ELETROQUÍMICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é investigar quais as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas (MRP), para o ensino de Eletroquímica aliado a uma perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi realizada com 82 estudantes de quatro turmas de terceiro ano do ensino médio regular de uma escola estadual da cidade de Cachoerinha/RS. Os resultados foram produzidos por meio de análise de conteúdo das resoluções propostas pelos estudantes, a partir de categorias elaboradas a priori. Os dois problemas elaborados apresentam abordagens distintas com relação a seus enfoques, tendo o problema I simulado uma situação cotidiana e o problema II um contexto industrial o que refletiu de forma significativa na identificação que os estudantes tiveram com os problemas. De forma geral, os resultados se mostraram promissores quanto às contribuições da MRP associadas ao princípio norteador CTS para o processo de ensino e aprendizagem analisado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1282_TB147_28022023205521.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DE BRITO DE SOUZA CANALI"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Canali"
    "autor_email" => "brunabs.canali@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92707
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 1282
    "titulo" => "A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA À ELETROQUÍMICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é investigar quais as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas (MRP), para o ensino de Eletroquímica aliado a uma perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi realizada com 82 estudantes de quatro turmas de terceiro ano do ensino médio regular de uma escola estadual da cidade de Cachoerinha/RS. Os resultados foram produzidos por meio de análise de conteúdo das resoluções propostas pelos estudantes, a partir de categorias elaboradas a priori. Os dois problemas elaborados apresentam abordagens distintas com relação a seus enfoques, tendo o problema I simulado uma situação cotidiana e o problema II um contexto industrial o que refletiu de forma significativa na identificação que os estudantes tiveram com os problemas. De forma geral, os resultados se mostraram promissores quanto às contribuições da MRP associadas ao princípio norteador CTS para o processo de ensino e aprendizagem analisado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1282_TB147_28022023205521.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DE BRITO DE SOUZA CANALI"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Canali"
    "autor_email" => "brunabs.canali@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar quais as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas (MRP), para o ensino de Eletroquímica aliado a uma perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi realizada com 82 estudantes de quatro turmas de terceiro ano do ensino médio regular de uma escola estadual da cidade de Cachoerinha/RS. Os resultados foram produzidos por meio de análise de conteúdo das resoluções propostas pelos estudantes, a partir de categorias elaboradas a priori. Os dois problemas elaborados apresentam abordagens distintas com relação a seus enfoques, tendo o problema I simulado uma situação cotidiana e o problema II um contexto industrial o que refletiu de forma significativa na identificação que os estudantes tiveram com os problemas. De forma geral, os resultados se mostraram promissores quanto às contribuições da MRP associadas ao princípio norteador CTS para o processo de ensino e aprendizagem analisado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.