Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A BNCC NA SALA DE AULA: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92682 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 1131 "titulo" => "A BNCC NA SALA DE AULA: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) teve sua construção e aprovação marcadas por disputas e controvérsias. Dentro da área de Ciências houve a apropriação da perspectiva do Ensino por Investigação e do Letramento Científico, como essenciais para o aprendizado em Ciências da Natureza. Nesse contexto, o presente trabalho analisou respostas de professores participantes de um Curso de Extensão, na modalidade Educação a Distância (EaD), para professores de Ciências sobre a BNCC, oferecido em parceria entre a FIOCRUZ (RJ) com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Mesquita. Os dados foram analisados de acordo com a Tematização. Como resultado, observamos que cursos de formação continuada para professores de Ciências se fazem necessários para favorecer a formação crítico-reflexiva dos docentes, sendo necessário promover o encorajamento dos educadores para utilização do Ensino por Investigação, além de buscar estratégias que possam superar os problemas enfrentados em sala de aula.A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) teve sua construção e aprovação marcadas por disputas e controvérsias. Dentro da área de Ciências houve a apropriação da" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1131_TB114_23022023171006.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELA HACAR" "autor_nome_curto" => "MANOELA" "autor_email" => "manuatalah@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92682 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 1131 "titulo" => "A BNCC NA SALA DE AULA: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) teve sua construção e aprovação marcadas por disputas e controvérsias. Dentro da área de Ciências houve a apropriação da perspectiva do Ensino por Investigação e do Letramento Científico, como essenciais para o aprendizado em Ciências da Natureza. Nesse contexto, o presente trabalho analisou respostas de professores participantes de um Curso de Extensão, na modalidade Educação a Distância (EaD), para professores de Ciências sobre a BNCC, oferecido em parceria entre a FIOCRUZ (RJ) com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Mesquita. Os dados foram analisados de acordo com a Tematização. Como resultado, observamos que cursos de formação continuada para professores de Ciências se fazem necessários para favorecer a formação crítico-reflexiva dos docentes, sendo necessário promover o encorajamento dos educadores para utilização do Ensino por Investigação, além de buscar estratégias que possam superar os problemas enfrentados em sala de aula.A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) teve sua construção e aprovação marcadas por disputas e controvérsias. Dentro da área de Ciências houve a apropriação da" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1131_TB114_23022023171006.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELA HACAR" "autor_nome_curto" => "MANOELA" "autor_email" => "manuatalah@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) teve sua construção e aprovação marcadas por disputas e controvérsias. Dentro da área de Ciências houve a apropriação da perspectiva do Ensino por Investigação e do Letramento Científico, como essenciais para o aprendizado em Ciências da Natureza. Nesse contexto, o presente trabalho analisou respostas de professores participantes de um Curso de Extensão, na modalidade Educação a Distância (EaD), para professores de Ciências sobre a BNCC, oferecido em parceria entre a FIOCRUZ (RJ) com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Mesquita. Os dados foram analisados de acordo com a Tematização. Como resultado, observamos que cursos de formação continuada para professores de Ciências se fazem necessários para favorecer a formação crítico-reflexiva dos docentes, sendo necessário promover o encorajamento dos educadores para utilização do Ensino por Investigação, além de buscar estratégias que possam superar os problemas enfrentados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.