Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA/NA PRÁXIS DOCENTE: DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA À CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Como ação inicial de uma pesquisa de doutorado em Educação em Ciências, o presente trabalho apresenta uma análise sobre relações entre educação ambiental crítica e formação de professores, em um movimento de pesquisa bibliográfica e documental, expresso em uma Pesquisa Participante. Defende-se a inter-relação dialógica entre uma práxis pedagógica e uma práxis científica, considerando um processo formativo horizontalizado que levantou e desenvolveu temáticas consideradas pertinentes para a constituição de professores-pesquisadores. Para esta etapa, buscou-se contextualizar o conhecimento sobre a educação ambiental crítica, sobretudo em sua expressão no espaço escolar articulada à formação de professores, além de reunir elementos pedagógicos e científicos considerando processos de ambientalização curricular docente. Como resultado, a legislação, as relações escolares, o planejamento interdisciplinar e as feiras socioambientais foram elencadas como temáticas pertinentes entre a sensibilização e a intervenção nas vivências de educação ambiental, contribuindo para a constituição de professores-pesquisadores da/na educação básica.

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