Esta comunicação é o recorte de uma pesquisa de Mestrado e tem como objetivo trazer algumas considerações sobre os aspectos formais da linguagem e as temáticas presentes no conto “Declaração”, da coletânea Amar é crime de Marcelino Freire. Para subsidiar as discussões, recorre-se à classificação de Brooks e Warren para os sistemas básicos de foco narrativo, tratados por Carvalho (2012), a fim de categorizar as focalizações no conto, que podem estar imbricadas às temáticas. A análise do conto também está amparada pelos aportes teóricos fundamentados por Leite (2002) e Tenfen (2008), os quais exploram algumas categorizações de foco narrativo. O conto traz como pano de fundo a relação homoafetiva entre professora e aluna, a configuração do crime e o julgamento da sociedade, além de abordar as frágeis relações familiares. A narrativa se constrói basicamente em terceira e em primeira pessoa, observando-se também a estratégia tácita do autor implícito, principalmente no uso de frases soltas, pensamentos e devaneios, utilizando-se das personagens e da composição da estrutura narrativa para expor ideias e concepções. Os aspectos formais da linguagem confirmam o quanto as temáticas são problemáticas e que elas transitam paralelamente aos focos narrativos, que também se confundem e por meio de falas e vozes que se atropelam e interrompem a narração, percebe-se que não há um direcionamento ou uma única voz na narrativa, e sim uma combinação do posicionamento do narrador que conta a história à fala da protagonista e de outras personagens.