Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DE UMA ESCOLA REGULAR

Palavra-chaves: INCLUSÃO, DIVERSIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Neste contexto, é necessário assegurar condições de acesso e permanência dos alunos com necessidades especiais na escola regular, garantindo-lhes uma educação de qualidade. Sendo assim, esta pesquisa investigou a atual situação da inclusão numa escola do ensino regular, procurando identificar práticas que estão sendo adotadas pelos professores, para atender a escolarização das crianças com Necessidades Educacionais Especiais - NEE. O estudo de caso foi a escolha metodológica, que proporcionou o (re) conhecimento da realidade escolar. Através de uma criteriosa análise de documentos, de observações na escola e da análise de conteúdo das entrevistas (semiestruturadas) com mães, gestores, supervisores e professores, pôde-se perceber que a escola está buscando tornar-se mais inclusiva. Percebeu-se que a instituição trabalha em parceria com o Centro de Reabilitação, orienta sobre o desenvolvimento dos alunos com NEE e ainda efetivou a sala de recursos multifuncionais. 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A educação inclusiva consiste em um paradigma que objetiva inserir todos na escola regular, independentemente das suas potencialidades ou limitações. Entende-se que os educandos devem ter o direito de conviver uns com os outros, na diversidade, onde cada um é valorizado em suas peculiaridades. Neste contexto, é necessário assegurar condições de acesso e permanência dos alunos com necessidades especiais na escola regular, garantindo-lhes uma educação de qualidade. Sendo assim, esta pesquisa investigou a atual situação da inclusão numa escola do ensino regular, procurando identificar práticas que estão sendo adotadas pelos professores, para atender a escolarização das crianças com Necessidades Educacionais Especiais - NEE. O estudo de caso foi a escolha metodológica, que proporcionou o (re) conhecimento da realidade escolar. Através de uma criteriosa análise de documentos, de observações na escola e da análise de conteúdo das entrevistas (semiestruturadas) com mães, gestores, supervisores e professores, pôde-se perceber que a escola está buscando tornar-se mais inclusiva. Percebeu-se que a instituição trabalha em parceria com o Centro de Reabilitação, orienta sobre o desenvolvimento dos alunos com NEE e ainda efetivou a sala de recursos multifuncionais. Tais estratégias garantem, no município, um caminho inclusivo.

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