Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO TÉCNICA POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO SEM REVOLVIMENTO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMPETÊNCIA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Objetiva-se o aprendizado promovido pelo estímulo à pesquisa, integrando a mesma ao desenvolvimento e produção no ensino técnico. A pesquisa é caracterizada como pesquisa experimental, aplicadas em duas turmas, denominadas AP (Agricultura) e AI (Agroindústria). Os discentes da Turma AP, com 15 alunos, foram estimulados a inquirir, questionar, e complementar as informações recebidas através da elaboração do composto orgânico, desenvolvendo competências. Enquanto que na Turma AI, também com 15 alunos, foi aplicada a metodologia tradicionalmente empregada na instituição de ensino, numa abordagem somente informativa sem discorrer sobre as bases científicas do processo biotecnológico empregado. Elaborou-se compostos orgânicos utilizando matérias como resíduos da agroindústria e podas das plantas e aparas do gramado do Instituto sem revolvimento e avaliando a qualidade do composto orgânico. As amostras apresentaram boa qualidade. A verificação do aprendizado foi feita aplicando-se questionário antes e após o desenvolvimento da pesquisa nas duas turmas, fazendo-se o acompanhamento e a comparação do desempenho dos alunos nas etapas da pesquisa. Observou-se que os alunos envolvidos na pesquisa (turma AP) desenvolveram as competências necessárias para elaboração do composto orgânico sem revolvimento e tiveram a oportunidade de construir um conhecimento que foi além do simples fazer instrumental, mas do aprender integralmente. A estratégia didática usada para provocar a reflexão através do desenvolvimento de um projeto teórico-prático proporcionou ao grupo vivenciar uma experiência multidisciplinar e contextualizada. Com resultados de pH variando entre 8,2 a 8,4, apresentando-se portanto, um resultado acima da média dos compostos orgânicos com revolvimento, que é de 7,8. Desta forma, pode-se concluir que a apropriação do conhecimento dos discentes deu-se a partir da interação do fazer coletivo e da construção do saber reflexivo sobre alternativas de preservação do meio ambiente através da reciclagem dos resíduos sólidos.Pretendeu-se, através dessa pesquisa, formular uma estratégia pedagógica para incentivar os alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educ" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMPETÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_11_2014_20_19_10_idinscrito_4743_5578a4bbc401f1e6e02d72a20a69ea9e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO PAULO SAMPAIO DE LACERDA" "autor_nome_curto" => "PEDRO PAULO" "autor_email" => "pedro.lacerda@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "IFPB, CAMPUS CABEDELO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8681 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1796 "inscrito_id" => 4743 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO TÉCNICA POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO SEM REVOLVIMENTO" "resumo" => "Pretendeu-se, através dessa pesquisa, formular uma estratégia pedagógica para incentivar os alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus de Sousa, antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa-PB, a desenvolverem competências na construção dos seus saberes ambientais, na elaboração de composto orgânico, a través da familiarização com conceitos de ecossistemas, preservação ambiental e reciclagem de lixo, que é o processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico, ou seja, o composto orgânico. 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Pretendeu-se, através dessa pesquisa, formular uma estratégia pedagógica para incentivar os alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus de Sousa, antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa-PB, a desenvolverem competências na construção dos seus saberes ambientais, na elaboração de composto orgânico, a través da familiarização com conceitos de ecossistemas, preservação ambiental e reciclagem de lixo, que é o processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico, ou seja, o composto orgânico. Objetiva-se o aprendizado promovido pelo estímulo à pesquisa, integrando a mesma ao desenvolvimento e produção no ensino técnico. A pesquisa é caracterizada como pesquisa experimental, aplicadas em duas turmas, denominadas AP (Agricultura) e AI (Agroindústria). Os discentes da Turma AP, com 15 alunos, foram estimulados a inquirir, questionar, e complementar as informações recebidas através da elaboração do composto orgânico, desenvolvendo competências. Enquanto que na Turma AI, também com 15 alunos, foi aplicada a metodologia tradicionalmente empregada na instituição de ensino, numa abordagem somente informativa sem discorrer sobre as bases científicas do processo biotecnológico empregado. Elaborou-se compostos orgânicos utilizando matérias como resíduos da agroindústria e podas das plantas e aparas do gramado do Instituto sem revolvimento e avaliando a qualidade do composto orgânico. As amostras apresentaram boa qualidade. A verificação do aprendizado foi feita aplicando-se questionário antes e após o desenvolvimento da pesquisa nas duas turmas, fazendo-se o acompanhamento e a comparação do desempenho dos alunos nas etapas da pesquisa. Observou-se que os alunos envolvidos na pesquisa (turma AP) desenvolveram as competências necessárias para elaboração do composto orgânico sem revolvimento e tiveram a oportunidade de construir um conhecimento que foi além do simples fazer instrumental, mas do aprender integralmente. A estratégia didática usada para provocar a reflexão através do desenvolvimento de um projeto teórico-prático proporcionou ao grupo vivenciar uma experiência multidisciplinar e contextualizada. Com resultados de pH variando entre 8,2 a 8,4, apresentando-se portanto, um resultado acima da média dos compostos orgânicos com revolvimento, que é de 7,8. Desta forma, pode-se concluir que a apropriação do conhecimento dos discentes deu-se a partir da interação do fazer coletivo e da construção do saber reflexivo sobre alternativas de preservação do meio ambiente através da reciclagem dos resíduos sólidos.

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