ALICE DE AZEVEDO MONTEIRO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA ESCOLA (PARAÍBA, 1930-1940)
"2022-07-12 14:39:56" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91190 "edicao_id" => 244 "trabalho_id" => 4862 "inscrito_id" => 18298 "titulo" => "ALICE DE AZEVEDO MONTEIRO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA ESCOLA (PARAÍBA, 1930-1940)" "resumo" => "Alice de Azevedo Monteiro foi uma educadora e escritora paraibana, que exerceu o magistério nas primeiras décadas do século vinte. Especializada no modelo pedagógico Kindergarten (Jardim de Infância), foi diretora fundadora do Jardim de Infância Oficial da Paraíba, instalado na capital João Pessoa, no ano de 1934. Engajada na defesa da criança e de sua escolarização, atuou como professora formadora de jardineiras, por meio de “literatura pedagógica” voltada à formação e à prática docente. Os escritos escolares de D. Alice, publicados na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942), versam sobre a criança, a educadora infantil, o jardim de infância, os métodos e processos de ensino, as brincadeiras e as aprendizagens infantis na primeira escola; dialogando com as teorias dos principais estudiosos da pedagogia infantil dos séculos dezenove e vinte. Tendo em vista a contextualização proposta, o artigo objetiva refletir as teorizações e propostas educativas racionalmente sistematizadas pela professora Alice de Azevedo Monteiro, em observância às teorias de Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori e Jean-Óvide Decroly. Com base na teoria da forma e do modo escolar de socialização, as ideias e propostas educativas defendidas por essa educadora são entendidas enquanto um conjunto de “saberes autorizados”, condizentes tanto à pedagogia da Educação Moderna (“caixa de utensílios”) como à pedagogia da Nova Educação (“ciência da biblioteca")." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63da4f8212e68_01022023083946.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:45:41" "updated_at" => "2023-02-01 08:39:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERCÍLIA MARIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "HERCÍLIA" "autor_email" => "fernandeshercilia@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "historia-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:39:56" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91190 "edicao_id" => 244 "trabalho_id" => 4862 "inscrito_id" => 18298 "titulo" => "ALICE DE AZEVEDO MONTEIRO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA ESCOLA (PARAÍBA, 1930-1940)" "resumo" => "Alice de Azevedo Monteiro foi uma educadora e escritora paraibana, que exerceu o magistério nas primeiras décadas do século vinte. Especializada no modelo pedagógico Kindergarten (Jardim de Infância), foi diretora fundadora do Jardim de Infância Oficial da Paraíba, instalado na capital João Pessoa, no ano de 1934. Engajada na defesa da criança e de sua escolarização, atuou como professora formadora de jardineiras, por meio de “literatura pedagógica” voltada à formação e à prática docente. Os escritos escolares de D. Alice, publicados na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942), versam sobre a criança, a educadora infantil, o jardim de infância, os métodos e processos de ensino, as brincadeiras e as aprendizagens infantis na primeira escola; dialogando com as teorias dos principais estudiosos da pedagogia infantil dos séculos dezenove e vinte. Tendo em vista a contextualização proposta, o artigo objetiva refletir as teorizações e propostas educativas racionalmente sistematizadas pela professora Alice de Azevedo Monteiro, em observância às teorias de Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori e Jean-Óvide Decroly. Com base na teoria da forma e do modo escolar de socialização, as ideias e propostas educativas defendidas por essa educadora são entendidas enquanto um conjunto de “saberes autorizados”, condizentes tanto à pedagogia da Educação Moderna (“caixa de utensílios”) como à pedagogia da Nova Educação (“ciência da biblioteca")." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63da4f8212e68_01022023083946.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:45:41" "updated_at" => "2023-02-01 08:39:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERCÍLIA MARIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "HERCÍLIA" "autor_email" => "fernandeshercilia@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "historia-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:39:56" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 244 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "historia-da-educacao" "nome" => "CONEDU - História da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "logo" => null "capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "timbrado" => "62cdb1ecd9385_12072022143956.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 244 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "historia-da-educacao" "nome" => "CONEDU - História da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "logo" => null "capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "timbrado" => "62cdb1ecd9385_12072022143956.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 138 "edicao_id" => 244 "codigo" => "978-65-86901-79-5" "capa" => "63d7b7a5b69b9_30012023092717.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIRÔA (ASCES)<br />\r\n ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO <br />\r\n MARCO AURÉLIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO PÚBLICO PERNAMBUCO<br />\r\n MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDO J BARBOSA BRANDÃO (UEMA)<br />\r\n RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE SÃO MARCOS)<br />\r\n ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n ROSE MARY SOARES RIBEIRO <br />\r\n SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA) """ "ficha_catalografica" => "63d7b7a5b737a_30012023092717.pdf" "arquivo" => "30012023100032-CONEDU---GT-03.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 138 "edicao_id" => 244 "codigo" => "978-65-86901-79-5" "capa" => "63d7b7a5b69b9_30012023092717.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIRÔA (ASCES)<br />\r\n ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO <br />\r\n MARCO AURÉLIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO PÚBLICO PERNAMBUCO<br />\r\n MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDO J BARBOSA BRANDÃO (UEMA)<br />\r\n RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE SÃO MARCOS)<br />\r\n ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n ROSE MARY SOARES RIBEIRO <br />\r\n SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA) """ "ficha_catalografica" => "63d7b7a5b737a_30012023092717.pdf" "arquivo" => "30012023100032-CONEDU---GT-03.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }