ENSINO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MINISTRADA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
"2022-07-12 14:39:56" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91181 "edicao_id" => 244 "trabalho_id" => 2747 "inscrito_id" => 15254 "titulo" => "ENSINO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MINISTRADA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "resumo" => "Pretende-se com essa pesquisa compreender historicamente as finalidades e perfis idealizados para os profissionais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, as repercussões sobre as práticas didático-pedagógicas dos docentes, em especial dos que se ocupam com a disciplina História da Educação, e sobre os processos educativos expressos nos Planos de Ensino de tal disciplina, tendo em vista o estímulo à produção de conhecimento. Será que as finalidades e perfis profissionais que modelaram historicamente o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, influenciaram as práticas didático-pedagógicas dos docentes, de modo a promover, nas disciplinas ministradas, o ensino mediado pela pesquisa e a produção de conhecimento? Como se caracterizava a disciplina História da Educação nas diferentes matrizes curriculares implementadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará? De que forma o processo educativo proposto no Plano de Ensino da disciplina História da Educação pode impulsionar a escrita científica e a criatividade do aluno de graduação, mediante o estímulo à produção de conhecimento? Como se delineia, entre os discentes do curso de Pedagogia, a produção de conhecimento derivada das atividades acadêmicas aplicadas na disciplina História da Educação? Estudo bibliográfico e documental, como a aplicação de formulário eletrônico. Considerou-se o período histórico de 1954-2022. O exercício do trabalho docente na referida disciplina vem desencadeando muitos impactos positivos, uma vez que os discentes são imersos na formação teórica, mas também provocados a experimentar a escrita de textos acadêmicos como parte do processo avaliativo previsto nos Planos de Ensino. Por outro lado, a cada semestre acadêmico, ao final das disciplinas ministradas, são diversos os trabalhos produzidos no campo da História da Educação, como também variam as temáticas, os objetos de estudo construídos, as metodologias e fontes empregadas, o tempo de abrangência da pesquisa e os resultados a que chegam." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID15254_TB2747_21102022103700.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:45:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA" "autor_nome_curto" => "PAULO CORRÊA" "autor_email" => "paulosac@ufpa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "historia-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:39:56" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91181 "edicao_id" => 244 "trabalho_id" => 2747 "inscrito_id" => 15254 "titulo" => "ENSINO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MINISTRADA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "resumo" => "Pretende-se com essa pesquisa compreender historicamente as finalidades e perfis idealizados para os profissionais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, as repercussões sobre as práticas didático-pedagógicas dos docentes, em especial dos que se ocupam com a disciplina História da Educação, e sobre os processos educativos expressos nos Planos de Ensino de tal disciplina, tendo em vista o estímulo à produção de conhecimento. Será que as finalidades e perfis profissionais que modelaram historicamente o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, influenciaram as práticas didático-pedagógicas dos docentes, de modo a promover, nas disciplinas ministradas, o ensino mediado pela pesquisa e a produção de conhecimento? Como se caracterizava a disciplina História da Educação nas diferentes matrizes curriculares implementadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará? De que forma o processo educativo proposto no Plano de Ensino da disciplina História da Educação pode impulsionar a escrita científica e a criatividade do aluno de graduação, mediante o estímulo à produção de conhecimento? Como se delineia, entre os discentes do curso de Pedagogia, a produção de conhecimento derivada das atividades acadêmicas aplicadas na disciplina História da Educação? Estudo bibliográfico e documental, como a aplicação de formulário eletrônico. Considerou-se o período histórico de 1954-2022. O exercício do trabalho docente na referida disciplina vem desencadeando muitos impactos positivos, uma vez que os discentes são imersos na formação teórica, mas também provocados a experimentar a escrita de textos acadêmicos como parte do processo avaliativo previsto nos Planos de Ensino. Por outro lado, a cada semestre acadêmico, ao final das disciplinas ministradas, são diversos os trabalhos produzidos no campo da História da Educação, como também variam as temáticas, os objetos de estudo construídos, as metodologias e fontes empregadas, o tempo de abrangência da pesquisa e os resultados a que chegam." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID15254_TB2747_21102022103700.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:45:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA" "autor_nome_curto" => "PAULO CORRÊA" "autor_email" => "paulosac@ufpa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "historia-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:39:56" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 244 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "historia-da-educacao" "nome" => "CONEDU - História da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "logo" => null "capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "timbrado" => "62cdb1ecd9385_12072022143956.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 244 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "historia-da-educacao" "nome" => "CONEDU - História da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "logo" => null "capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "timbrado" => "62cdb1ecd9385_12072022143956.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 138 "edicao_id" => 244 "codigo" => "978-65-86901-79-5" "capa" => "63d7b7a5b69b9_30012023092717.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIRÔA (ASCES)<br />\r\n ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO <br />\r\n MARCO AURÉLIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO PÚBLICO PERNAMBUCO<br />\r\n MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDO J BARBOSA BRANDÃO (UEMA)<br />\r\n RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE SÃO MARCOS)<br />\r\n ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n ROSE MARY SOARES RIBEIRO <br />\r\n SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA) """ "ficha_catalografica" => "63d7b7a5b737a_30012023092717.pdf" "arquivo" => "30012023100032-CONEDU---GT-03.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 138 "edicao_id" => 244 "codigo" => "978-65-86901-79-5" "capa" => "63d7b7a5b69b9_30012023092717.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIRÔA (ASCES)<br />\r\n ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO <br />\r\n MARCO AURÉLIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO PÚBLICO PERNAMBUCO<br />\r\n MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDO J BARBOSA BRANDÃO (UEMA)<br />\r\n RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE SÃO MARCOS)<br />\r\n ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n ROSE MARY SOARES RIBEIRO <br />\r\n SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA) """ "ficha_catalografica" => "63d7b7a5b737a_30012023092717.pdf" "arquivo" => "30012023100032-CONEDU---GT-03.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }