Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE QUÍMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90984
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4843
    "inscrito_id" => 17875
    "titulo" => "O SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE QUÍMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "A proposta de realização de Seminário Temático no Curso de Licenciatura em Química do IFPE Campus Barreiros tem se constituído em estratégia didática importante para formação inicial, pois possibilita ao futuro professor(a) o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades competências e saberes necessários ao exercício da profissão docente, tanto do ponto de vista do conhecimento específico da Química, quanto do pedagógico. Este trabalho relata essa experiência a partir da visão dos licenciandos/as que dele participaram, destacando as etapas metodológicas de preparação, desenvolvimento e avaliação de um Seminário, a partir da seleção coletiva do tema a ser pesquisado e apresentado. O tema vivenciado contemplou o papel da Química na produção de vacinas, a partir do contexto do quadro pandêmico provocado pela COVID-19. Neste sentido, o objetivo do Seminário foi contribuir com informações científicas, conscientizando a comunidade sobre a importância da vacinação e da ciência na erradicação e controle de doenças no mundo, sobretudo para aqueles que se recusam a receber essa proteção, seja por receio da vacina e/ou pela falta de conhecimento sobre o processo de produção e sua eficiência. Como resultado da atividade, pode-se ressaltar, para além da construção de conhecimentos interdisciplinares que envolveram saberes da Química, da Biologia e da História, entre outros, o desafio de desenvolver competências comunicativas necessárias à apresentação do Seminário e para o exercício da docência. Assim, o Seminário contribuiu para a formação acadêmica dos discentes da licenciatura tanto na compreensão da organização de um evento acadêmico, quanto na adoção de seminários, enquanto estratégia metodológica que mobiliza operações do pensamento de pesquisa, análise, interpretação, crítica, levantamento de hipóteses, busca de suposições, obtenção de organização de dados, comparação e aplicação de fatos a novas situações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17875_TB4843_01122022155427.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IASMIM MARIA SILVA DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "Iasmim Miranda"
    "autor_email" => "iasmimsophia15@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90984
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4843
    "inscrito_id" => 17875
    "titulo" => "O SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE QUÍMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "A proposta de realização de Seminário Temático no Curso de Licenciatura em Química do IFPE Campus Barreiros tem se constituído em estratégia didática importante para formação inicial, pois possibilita ao futuro professor(a) o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades competências e saberes necessários ao exercício da profissão docente, tanto do ponto de vista do conhecimento específico da Química, quanto do pedagógico. Este trabalho relata essa experiência a partir da visão dos licenciandos/as que dele participaram, destacando as etapas metodológicas de preparação, desenvolvimento e avaliação de um Seminário, a partir da seleção coletiva do tema a ser pesquisado e apresentado. O tema vivenciado contemplou o papel da Química na produção de vacinas, a partir do contexto do quadro pandêmico provocado pela COVID-19. Neste sentido, o objetivo do Seminário foi contribuir com informações científicas, conscientizando a comunidade sobre a importância da vacinação e da ciência na erradicação e controle de doenças no mundo, sobretudo para aqueles que se recusam a receber essa proteção, seja por receio da vacina e/ou pela falta de conhecimento sobre o processo de produção e sua eficiência. Como resultado da atividade, pode-se ressaltar, para além da construção de conhecimentos interdisciplinares que envolveram saberes da Química, da Biologia e da História, entre outros, o desafio de desenvolver competências comunicativas necessárias à apresentação do Seminário e para o exercício da docência. Assim, o Seminário contribuiu para a formação acadêmica dos discentes da licenciatura tanto na compreensão da organização de um evento acadêmico, quanto na adoção de seminários, enquanto estratégia metodológica que mobiliza operações do pensamento de pesquisa, análise, interpretação, crítica, levantamento de hipóteses, busca de suposições, obtenção de organização de dados, comparação e aplicação de fatos a novas situações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17875_TB4843_01122022155427.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IASMIM MARIA SILVA DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "Iasmim Miranda"
    "autor_email" => "iasmimsophia15@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A proposta de realização de Seminário Temático no Curso de Licenciatura em Química do IFPE Campus Barreiros tem se constituído em estratégia didática importante para formação inicial, pois possibilita ao futuro professor(a) o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades competências e saberes necessários ao exercício da profissão docente, tanto do ponto de vista do conhecimento específico da Química, quanto do pedagógico. Este trabalho relata essa experiência a partir da visão dos licenciandos/as que dele participaram, destacando as etapas metodológicas de preparação, desenvolvimento e avaliação de um Seminário, a partir da seleção coletiva do tema a ser pesquisado e apresentado. O tema vivenciado contemplou o papel da Química na produção de vacinas, a partir do contexto do quadro pandêmico provocado pela COVID-19. Neste sentido, o objetivo do Seminário foi contribuir com informações científicas, conscientizando a comunidade sobre a importância da vacinação e da ciência na erradicação e controle de doenças no mundo, sobretudo para aqueles que se recusam a receber essa proteção, seja por receio da vacina e/ou pela falta de conhecimento sobre o processo de produção e sua eficiência. Como resultado da atividade, pode-se ressaltar, para além da construção de conhecimentos interdisciplinares que envolveram saberes da Química, da Biologia e da História, entre outros, o desafio de desenvolver competências comunicativas necessárias à apresentação do Seminário e para o exercício da docência. Assim, o Seminário contribuiu para a formação acadêmica dos discentes da licenciatura tanto na compreensão da organização de um evento acadêmico, quanto na adoção de seminários, enquanto estratégia metodológica que mobiliza operações do pensamento de pesquisa, análise, interpretação, crítica, levantamento de hipóteses, busca de suposições, obtenção de organização de dados, comparação e aplicação de fatos a novas situações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.